
Pospisil se despede do circuito em torneio no Canadá; jovem canadense Arseneault avança com vitória sólida
28 de julho de 2025 às 03:36
O canadense Vasek Pospisil, conhecido por sua trajetória de 18 anos no tênis profissional, disse adeus às quadras no tradicional National Bank Open, em Toronto. A despedida, no entanto, não teve o sabor que Pospisil esperava: ele foi eliminado na primeira rodada do simples masculino pelo argentino Facundo Bagnis, que passou pelo canadense em partida disputada no Sobeys Stadium por 6-2, 3-6, 6-3.
Pospisil, natural de Vernon, British Columbia, fez questão de expressar sua emoção antes do jogo, escrevendo em suas redes sociais: “Dezoito anos de tênis profissional. Ansioso para jogar pela última vez em Toronto frente a vocês.” O tenista de 35 anos atingiu o auge da carreira no ranking de simples como número 25 do mundo e chegou ao número 4 nas duplas. Na sua parceria de maior destaque, com o americano Jack Sock, conquistou os cobiçados títulos de Wimbledon em 2014 e o Masters de Indian Wells em 2015, além de ter chegado às quartas de final do Grand Slam inglês naquele mesmo ano.
Na partida contra Bagnis, Pospisil teve 17 winners, mas também cometeu 39 erros não-forçados, além de sacar seis aces e cinco duplas faltas. O argentino, que também tem 35 anos, se aproveitou melhor das oportunidades, com 20 winners e 25 erros não-forçados, somando ainda 11 aces contra duas duplas faltas.
O próximo adversário de Bagnis na competição será Nuno Borges, de Portugal, que atualmente ocupa a 30ª posição no ranking mundial.
Enquanto isso, o jovem canadense Nicolas Arseneault, de apenas 18 anos e com convite para participar do torneio, brilhou na estreia ao vencer o francês Valentin Royer (24 anos) por 6-3, 7-6(4) em 1h45 no grandstand do Sobeys Stadium. Apesar de Royer ter registrado mais golpes vencedores (21 a 14), seus 48 erros não-forçados foram decisivos contra os 23 do canadense.
Arseneault ainda marcou cinco aces, com quatro duplas faltas e uma efetividade de primeiro saque de 68%, aproveitando cinco das onze oportunidades de quebra de serviço. Royer, por sua vez, conseguiu três aces com seis duplas faltas e 61% de primeiro saque, ganhando apenas quatro de nove chances de break.
Na próxima rodada, o jovem canadense enfrentará o australiano Alexei Popyrin, cabeça de chave número 18, que já tem experiência em torneios ATP.
Outros resultados surpreendentes do dia incluíram a eliminação de Gael Monfils, da França, que caiu diante do chileno Tomas Barrios Vera por 6-4, 4-6, 7-6(3). Já o russo Roman Safiullin se recuperou na partida para vencer o francês Ugo Blanchet por 4-6, 6-2, 7-6(9), e o australiano Adam Walton reverteu a situação para derrotar o francês Benjamin Bonzi, após perder o primeiro set por 4-6, fechando o confronto em 6-0, 6-3.
Para esta segunda-feira, as partidas prometem ser intensas: o canadense Dan Martin encara o espanhol Jaume Munar, Liam Draxl de Newmarket, Ontário, terá pela frente Pablo Carreño Busta, também da Espanha, e Alexis Galarneau de Laval, Quebec, desafia Arthur Rinderknech da França.
O National Bank Open é um dos principais torneios da temporada de US Open Series, reunindo grandes nomes do tênis mundial e servindo de importante preparação para o último Grand Slam do ano. A despedida de Pospisil e a emergência de jovens talentos como Arseneault do Canadá mostram o equilíbrio entre o legado e o futuro promissor do tênis nacional.
Fonte: Vancouver is Awesome