Imagem de destaque do post: Pospisil se despede do circuito com derrota dramática na estreia do National Bank Open 2025

Pospisil se despede do circuito com derrota dramática na estreia do National Bank Open 2025

28 de julho de 2025 às 03:31

O veterano tenista canadense Vasek Pospisil, natural de Vernon, British Columbia, encerrou sua trajetória no circuito profissional de forma surpreendente no National Bank Open Toronto 2025. Confirmando que este seria seu último torneio como profissional, Pospisil não passou da primeira rodada, sendo derrotado pelo argentino Facundo Bagnis em uma partida disputadíssima no Sobeys Stadium.

Com pouco mais de uma hora e cinquenta minutos de duelo, Bagnis, que entrou no torneio como qualifier, venceu o canadense na melhor de três parciais, placar de 6-2, 3-6 e 6-3. Antes da partida, Pospisil havia escrito em suas redes sociais expressando sua emoção: “Dezoito anos no tênis profissional. Ansioso para jogar uma última vez na frente do público de Toronto.”

Aos 35 anos, Pospisil teve uma carreira marcada por excelentes resultados tanto em simples quanto em duplas. Ele alcançou o 25º lugar no ranking mundial de simples e chegou ao 4º posto nas duplas. Junto com o parceiro Jack Sock, conquistou títulos importantes, como Wimbledon 2014 e Masters de Indian Wells 2015 na chave de duplas masculinas. Em simples, seu melhor resultado foi chegar às quartas de final em Wimbledon 2015.

No confronto decisivo contra Bagnis, Pospisil teve 17 winners, porém com 39 erros não forçados, além de seis aces e cinco duplas faltas. Já Bagnis, 35 anos, produziu 20 winners, 25 erros não forçados, 11 aces e apenas duas duplas faltas. Na próxima rodada, o argentino enfrentará o português Nuno Borges, que vem na 30ª colocação do ranking mundial.

Outro destaque do dia ficou por conta do jovem canadense Nicolas Arseneault, de apenas 18 anos, que entrou no torneio como convidado e venceu o francês Valentin Royer em sets diretos, 6-3 e 7-6 (4). Apesar de Royer ter liderado nos winners (21 a 14), o excesso de 48 erros não forçados foi determinante para a derrota. Arseneault, que registrou cinco aces e 68% de primeiro serviço, enfrentará na próxima rodada o australiano Alexei Popyrin, 18º cabeça de chave.

As surpresas do dia continuaram com a eliminação do francês [Gael Monfils](/em/gael-monfils/) (48º do mundo) para o chileno Tomas Barrios Vera, que venceu por 6-4, 4-6 e 7-6 (3). Além disso, Roman Safiullin (80º colocado) superou as dificuldades iniciais contra o francês Ugo Blanchet, batendo-o por 4-6, 6-2 e 7-6 (9). O australiano Adam Walton também veio de trás para vencer Benjamin Bonzi, da França, por 4-6, 6-0 e 6-3.

Nesta segunda-feira, outras partidas envolvendo canadenses prometem agitar as quadras: Dan Martin enfrenta o espanhol Jaume Munar, Liam Draxl mede forças com Pablo Carreño Busta, e Alexis Galarneau encara o francês Arthur Rinderknech.

A despedida de Pospisil marca o fim de uma era para o tênis canadense, com um jogador que tanto brilhou nas duplas e que teve momentos memoráveis no circuito. Apesar do resultado inesperado, seu legado no tênis do país certamente permanecerá.

Fonte: Elliot Lake Today