A australiana Priscilla Hon protagonizou uma das maiores surpresas até aqui no US Open 2025 ao eliminar a cabeça de chave número 17, Liudmila Samsonova, na última quinta-feira. A tenista de Brisbane, atualmente número 126 do mundo, mostrou muita garra e venceu por 4-6, 6-3, 6-2, garantindo seu melhor resultado em Grand Slam até hoje.

Essa foi a primeira vez que Hon avançou à terceira rodada de um dos quatro maiores torneios do circuito, e ela comemorou muito o feito, que também vem acompanhado de um belo prêmio de pelo menos 363 mil dólares, o que deve impulsioná-la para o top 100 no ranking mundial na próxima atualização.

Samsonova, jogadora russa que esteve entre as favoritas ao título, chegou a quartas de final em Wimbledon recentemente, sendo eliminada por Iga Swiatek, atual número 1 do mundo e campeã daquele torneio. Mas contra a australiana, não conseguiu impor seu jogo.

Priscilla destacou sua jornada de superação, revelando que sofreu uma contusão rara no quadril há cinco anos, que por pouco não encerrou sua carreira. “Quando me deram o diagnóstico, não tinham certeza se eu conseguiria jogar profissionalmente de novo e me mover do jeito que eu fazia”, contou ao canal Stan Sport.

A australiana falou ainda sobre a emoção de jogar seu slam favorito e o quanto acreditar em si mesma foi fundamental para chegar onde está. “Eu provavelmente não vou dormir esta noite. Para qualquer pessoa, acreditar em si mesmo é algo gigante, mas é difícil de fazer na prática. Essa tem sido a chave para mim.”

Na próxima rodada, Priscilla enfrentará a americana Ann Li, número 49 do mundo, que também fez uma grande partida ao vencer a cabeça de chave 16, Belinda Bencic, por 6-3, 6-3.

Hon comemorou o bom aproveitamento do saque, que considera metade do jogo, e reforçou a importância do apoio de seu fã número 1 nos Estados Unidos, Eric, que a acompanha desde o US Open do ano passado. “Ele grita coisas engraçadas que me fazem rir nos momentos mais tensos”, disse entre risos. “Esse vitória é quase tão importante para ele quanto para mim.”

O árbitro até perguntou se Eric estava causando alguma distração, mas Hon garantiu que toda a energia que recebe dele é fundamental. Um dos bordões mais marcantes do fã é: “É a festa da Pri, obrigado pelo convite!” – frase que a fez rir alto durante um momento crucial da partida.

Essa virada e classificação marcam um importante salto na carreira de Priscilla Hon, que agora sonha alto para seguir fazendo história no esporte.

Fonte: Nine Sports