A preparação de Alex de Minaur para o US Open ganhou um obstáculo inesperado após sua eliminação precoce no Masters 1000 de Cincinnati nas mãos do gigante americano Reilly Opelka. O australiano, que vinha empolgado com uma série de bons resultados no piso rápido da América do Norte, caiu na segunda rodada do torneio em um duelo cheio de altos e baixos.

Antes deste confronto, De Minaur tinha um retrospecto favorável contra Opelka, com cinco vitórias sem derrotas. Porém, o americano de 2,11m mostrou toda sua força e experiência para dominar o jogo, fechando a partida em 7-6 (8-6), 6-4 e deixando claro por que é um dos sacadores mais potentes do circuito.

Opelka, que vinha buscando se recuperar naquele torneio depois de cinco derrotas consecutivas para o australiano, aproveitou cada oportunidade para pressionar o saque de De Minaur. Durante o jogo que durou uma hora e 41 minutos, o americano salvou sete break points contra ele e conseguiu incríveis 14 aces, com seu saque potente com quique alto dificultando muito o retorno do adversário.

Este resultado foi uma surpresa para o número 8 do mundo, que lidera o circuito em vitórias no piso duro nesta temporada, com 24 triunfos. De Minaur vinha buscando uma boa campanha para garantir uma cabeça de chave entre os oito primeiros no US Open, o que daria uma proteção extra no sorteio do terceiro Grand Slam da temporada.

“Não servi tão bem quanto gostaria, mas o resto do meu jogo funcionou”, comentou Opelka, destacando a consistência do seu jogo de base e a boa performance nos retornos.

Enquanto isso, o torneio também contou com mais uma boa atuação australiana: Alexei Popyrin, estreando com o ranking entre os 20 melhores do mundo, ganhou seu jogo contra o jovem espanhol Martin Landaluce e avançou para um confronto difícil contra o russo Andrey Rublev, cabeça de chave número 9.

Além disso, o jovem Adam Walton chamou a atenção ao surpreender o ex-número 1 do mundo Daniil Medvedev, derrotando o russo cabeça de chave 12 em três sets e garantindo uma vaga nas oitavas contra o tcheco Jiri Lehecka.

Por outro lado, não foi um dia feliz para as australianas: Daria Kasatkina, Ajla Tomljanovic e Kimberly Birrell foram eliminadas na segunda rodada. Kasatkina, cabeça 15, perdeu para a italiana Lucia Bronzetti; Tomljanovic quase virou o jogo contra a dinamarquesa Clara Tauson, mas não evitou a derrota em três sets; e Birrell não conseguiu segurar o ritmo da americana Jessica Pegula, quarta favorita do torneio e finalista do US Open no ano passado.

O Masters 1000 de Cincinnati é um dos mais importantes preparatórios para o US Open, que tem início no final de agosto em Nova York. Mesmo com a derrota, Alex de Minaur ainda busca manter seu foco para o terceiro Grand Slam da temporada e tentar repetir ou superar suas melhores campanhas em torneios deste porte.

Fonte: ABC News