A Laver Cup é um dos torneios mais aguardados do tênis, reunindo a elite do esporte em uma disputa eletrizante entre o Time Europa e o Time Mundo. Para a edição de 2025, o Time Europa conta com o jovem fenômeno Carlos Alcaraz como principal favorito, enquanto o Time Mundo é liderado pelo norte-americano Taylor Fritz, atual número 5 do mundo.

Apesar do favoritismo europeu, o Time Mundo tem sido apontado como um adversário “perigoso” por comentaristas, especialmente jogando em casa, disposto a surpreender os rivais.

No entanto, o que vem chamando atenção dos fãs é a posição de um jogador reserva do Time Europa, o tcheco Tomas Machac. Machac, que é o favorito para entrar no time caso algum titular se machuque, está atualmente posicionado em 22º no ranking mundial da ATP – uma colocação superior a quatro atletas que estarão em quadra na Laver Cup deste ano, todos do Time Mundo: Flavio Cobolli, Alex Michelsen, Reilly Opelka e João Fonseca.

Além de estar acima no ranking, Tomas Machac ainda apresenta um retrospecto positivo no confronto direto contra todos eles, mostrando maturidade e potencial para entrar em ação a qualquer momento.

Para se ter uma ideia, é raro ver um reserva com ranking tão alto não participar do torneio. O último caso semelhante foi em 2019, quando Roberto Bautista Agut, que ocupava a 10ª posição no ranking, também não jogou.

Vale lembrar que reservas só entraram em quadra na Laver Cup a partir de 2022, quando Cameron Norrie e Matteo Berrettini substituíram Rafael Nadal e Roger Federer, respectivamente, por lesão.

Machac certamente está entre os jogadores mais azarados a ficar de fora da principal formação da competição, ainda que seu nome esteja entre os mais bem ranqueados do torneio.

Sobre a Laver Cup:

Criada em 2017 por Roger Federer, a Laver Cup é um torneio disputado ao estilo Ryder Cup no golfe, colocando a Europa contra o resto do mundo. Até hoje, já foram realizadas sete edições do evento, com domínio do Time Europa, que venceu as quatro primeiras edições graças a estrelas como Andy Murray, Novak Djokovic, Federer e Rafael Nadal.

O Time Mundo conseguiu uma grande virada ao vencer em 2022 e 2023, mas Europeus retomaram o título em 2024, em Berlim.

Para a disputa de 2025, que acontecerá em San Francisco, o Time Europa, liderado por Alcaraz, chega como claro favorito para conquistar novamente a taça.

Fonte: Tennishead