Aryna Sabalenka, número 1 do mundo, e Iga Swiatek, campeã de Wimbledon, estão entre as grandes jogadoras do tênis feminino que terão pontos descontados em seus rankings na temporada devido às regras rígidas impostas pela WTA.
A bielorrussa Sabalenka, que conquistou o último Grand Slam da temporada ao vencer o US Open no mês passado, deve terminar o ano no topo do ranking feminino pelo segundo ano consecutivo. Já a polonesa Swiatek, que enfrentou dificuldades no início do ano, reencontrou o bom rendimento e faturou o título em Wimbledon, atualmente ocupa a segunda posição no ranking, seguida pelas americanas Coco Gauff e Amanda Anisimova, em terceiro e quarto, respectivamente.
No entanto, todas essas atletas terão pontos descontados por não terem cumprido uma das regras obrigatórias da WTA: jogar pelo menos seis torneios da categoria WTA 500 ao longo do ano. Os torneios WTA 500 estão um degrau abaixo dos Grand Slams e dos Masters 1000 em termos de premiação de pontos, mas são eventos importantes para o ranking das jogadoras.
Sabalenka, Swiatek, Gauff e Anisimova jogaram apenas três desses torneios, e enquanto Sabalenka e Swiatek venceram uma competição de nível 500 na temporada – Brisbane International e Korea Open, respectivamente –, Madison Keys disputou quatro eventos da categoria, ficando um torneio abaixo do mínimo exigido. Nenhuma dessas jogadoras participou do último WTA 500 da temporada, o Ningbo Open, na China.
Como consequência, Sabalenka, Gauff e Anisimova terão 10 pontos descontados cada; Swiatek perderá 65 pontos, e Keys 54 pontos. Apesar do desconto, as mudanças não devem impactar significativamente as posições de ranking antes das Finais da WTA, que acontecerão em novembro, em Riade, na Arábia Saudita.
Essa regra rigorosa já causou perdas importantes no passado, como o caso de Sabalenka perder a liderança do ranking no ano anterior após Swiatek ter pontos descontados por ter jogado apenas dois torneios WTA 500 em 2024.
A polonesa Swiatek tem sido crítica às exigências da WTA, afirmando que é praticamente impossível encaixar seis torneios WTA 500 em uma temporada cheia. Ela comentou durante o China Open que, apesar de o regulamento, o mais importante é cuidar da saúde e do corpo para manter o rendimento ao longo do ano.
Com as Finais da WTA se aproximando, as principais jogadoras optaram por focar em treinos e recuperação. Sabalenka está treinando em Dubai, aproveitando alguns momentos de descanso ao lado da amiga e também tenista Paula Badosa. Anisimova, Swiatek e Gauff também tiraram uma pausa para se preparar, enquanto Madison Keys tem treinado na Flórida desde sua precoce eliminação na primeira rodada do último US Open.
Essa situação reflete a crescente pressão sobre as atletas da WTA para equilibrar o calendário competitivo, a saúde física e mental, e as exigências impostas por torneios obrigatórios, debatidos intensamente por jogadores e a organização do circuito.
Fonte: Daily Mail