Imagem de destaque do post: Stefanos Tsitsipas revela o que precisa para voltar ao topo após fase ruim

Stefanos Tsitsipas revela o que precisa para voltar ao topo após fase ruim

16 de julho de 2025 às 14:05

Stefanos Tsitsipas, um dos principais nomes do tênis mundial, vive um momento de instabilidade na temporada de 2024. Apesar de já ter conquistado um título neste ano, desde então o grego não conseguiu passar das quartas de final, enfrentando dificuldades para voltar a brilhar como antes.

No ano passado, Tsitsipas alcançou bons resultados, levantando seu terceiro troféu no Masters de Monte Carlo, um dos eventos mais prestigiados no saibro, e indo até a final do ATP 500 de Barcelona, perdendo para Casper Ruud. Este ano, ele encerrou seu jejum de títulos ao faturar o ATP 500 de Dubai, vencendo o canadense Félix Auger-Aliassime em sets diretos.

Porém, após esse título, Stefanos só conseguiu avançar até as quartas em Monte Carlo e Barcelona, e ficou pelo caminho sem lutar nas semifinais desde então. No Wimbledon de 2024, ele teve que desistir do jogo contra Valentin Royer após perder os dois primeiros sets, não apresentando muita certeza sobre seu caminho para voltar à forma ideal.

Atualmente na 27ª posição do ranking mundial, o ex-top 3 sentiu a necessidade de algo maior para recuperar sua confiança e desempenho. Em uma entrevista ao Tennis365 durante um evento da Adidas em Londres, Tsitsipas revelou:

“Não é só ganhar algumas partidas, eu preciso de um grande título para sentir que estou onde dever estar. Meu nível está lá, mas a confiança não apareceu nos momentos decisivos. Faltei em alguns pontos cruciais, e no tênis masculino essas pequenas diferenças fazem toda a diferença.”

Para ajudar nessa retomada, o jogador contratou o ex-técnico de Novak Djokovic, Goran Ivanišević, conhecido por seu estilo de jogo agressivo e por ser campeão de Wimbledon em 2001. Mas o croata fez questão de dizer que não é uma solução mágica. Segundo ele, as mudanças necessárias vão demandar tempo para serem implementadas e ele espera ajudar Tsitsipas a consertar suas dificuldades dentro e fora de quadra.

Após a saída precoce em Wimbledon, Ivanišević chegou a criticar a preparação física e mental do grego, sugerindo que problemas externos poderiam estar afetando seu desempenho. Ajustes pessoais, como a relação conturbada com o pai e ex-treinador Apostolos Tsitsipas, com quem se separou em 2023, e o relacionamento amoroso com a jogadora Paula Badosa, poderiam estar lhe tirando o foco.

Além disso, Stefanos recordou um episódio marcante do passado, quando enfrentou Nick Kyrgios no terceiro round de Wimbledon de 2022. Conhecido por seu temperamento explosivo, Kyrgios tirou Tsitsipas do sério, fazendo-o admitirem que naquela partida parecia um “louco” em quadra. Com sintomas de congestão e febre, o grego perdeu a concentração e chegou a lançar uma bola em direção à torcida, recebendo um aviso, mas não foi desclassificado por não atingir nenhum espectador.

A partida foi muito equilibrada, terminando com vitória de Kyrgios por 7-6(2), 4-6, 3-6, 7-6(7). Naquela edição, Kyrgios fez seu primeiro final de Grand Slam, mas acabou derrotado pelo próprio Djokovic em quatro sets.

Desde então, Tsitsipas e Kyrgios se enfrentaram nove vezes, com vantagem para o australiano (5-4). No entanto, Kyrgios tem sido muito pouco visto nas quadras por conta de lesões e cirurgias, tendo disputado apenas o ATP 250 de Stuttgart em 2023 e ficando fora da maior parte da temporada de 2024. Seu retorno aconteceu no ATP 250 de Brisbane, mas ele ainda não conseguiu vencer nenhuma partida nesta volta e não compete desde o Masters de Miami.

Enquanto isso, Tsitsipas não perde a esperança e trabalha forte com Ivanišević para virar o jogo e conquistar novos títulos que o recolocam entre os protagonistas do circuito.

Fonte: FirstSportz