As gramas de Wimbledon costumam favorecer aqueles jogadores chamados de “dark horses” — os azarões que surpreendem —, mas as surpresas na primeira rodada do torneio feminino já começaram a acontecer.
A norte-americana Jessica Pegula, que vinha com moral após conquistar o torneio preparatório de Bad Homburg e era a terceira favorita no Grand Slam londrino, foi eliminada logo na estreia pela improvável Elisabetta Cocciaretto, da Itália. A jovem de 24 anos, atualmente número 116 do mundo, não se intimidou com a rival de ranking tão superior e venceu a americana por 6-2 6-3. Cocciaretto, que perdeu Wimbledon no ano passado por conta de uma pneumonia, explicou sua estratégia: “Disse a mim mesma para ser mais agressiva, ir para cima, sem pensar em perder ou ganhar o ponto”. Ela também celebrou a chance de jogar num palco tão importante e destacou que está vivendo o momento e curtindo a experiência.
Para se ter uma ideia, Pegula não perdia na primeira rodada de um Grand Slam desde o Aberto da França de 2020, e tinha vencido a campeã mundial Iga Swiatek em Bad Homburg em sets diretos. Mesmo assim, no domingo, cometeu 24 erros não-forçados, cinco vezes mais do que os golpes vencedores, e lamentou a derrota: “É frustrante, estou chateada por não ter conseguido mudar o rumo do jogo. Ela jogou muito, merece todo o reconhecimento”.
Outra favorita que decepcionou foi a campeã olímpica Zheng Qinwen. Após boas campanhas nos últimos eventos, como o Masters de Roma, Roland Garros e a semi-final em Queen’s — torneio tradicional de grama na Inglaterra —, a chinesa cabeça 5 perdeu para a tcheca Katerina Siniakova em três sets: 7-5, 4-6, 6-1. Siniakova, 81ª do mundo no individual, não é estranha a grandes conquistas, sendo a número 1 do ranking de duplas e tricampeã em Wimbledon — incluindo o título do ano passado ao lado da compatriota Barbora Krejcikova.
Falando em Krejcikova, a atual campeã do torneio, que teve uma temporada difícil por lesões e apareceu como 17ª cabeça de chave, também quase foi eliminada na estreia. Ela perdeu o primeiro set para a filipina Alexandra Eala, a primeira jogadora das Filipinas a entrar na chave principal de Wimbledon na Era Aberta, mas conseguiu se recuperar e venceu por 3-6, 6-2 e 6-1, mantendo vivo o sonho da defesa do título.
Por outro lado, a tcheca Karolina Muchova, 15ª favorita, não teve a mesma sorte e caiu diante da chinesa Xinyu Wang por 7-5, 6-2.
Outros nomes de peso que continuam na disputa são Iga Swiatek, Clara Tauson, Mirra Andreeva, Elena Rybakina e Sofia Kenin, que avançaram ao vencerem suas partidas. Já as cabeças de chave Magdelena Frech (25), Marta Kostyuk (26) e Magda Linette (27) foram eliminadas por Victoria Mboko, Veronika Erjavec e Elsa Jaquemot, respectivamente.
E na despedida da grama inglesa, a bicampeã Petra Kvitova não teve uma boa performance e perdeu para a décima cabeça de chave, Emma Navarro, por 6-3 e 6-1.
Com muita emoção, Wimbledon segue mostrando que o torneio de grama mais tradicional e cobiçado do mundo é palco perfeito para surpresas e jogos emocionantes.
Fonte: Riverine Herald