
Zebraço em Wimbledon: cabeça de chave nº 3 é eliminada na estreia enquanto campeã avança
2 de julho de 2025 às 05:46
Em uma grama que costuma favorecer surpresas, duas das favoritas no torneio feminino de simples de Wimbledon foram eliminadas logo na primeira rodada, causando um baita impacto na competição.
A americana Jessica Pegula, cabeça de chave nº 3 do torneio, era uma das apostas após conquistar o título no tradicional Bad Homburg, torneio preparatório para Wimbledon. No entanto, Pegula foi surpreendida pela italiana Elisabetta Cocciaretto, que aparece apenas na 116ª posição do ranking mundial, e perdeu por 6-2, 6-3, avançando para a segunda rodada contra todas as expectativas.
Cocciaretto, 24 anos, que não pôde jogar Wimbledon na edição passada por conta de uma pneumonia, revelou sua estratégia: “Falei para mim mesma: seja mais agressiva, arrisque, não pense em perder ou ganhar o ponto”. Agora ela aproveita bastante a empolgação de estar num palco tão grande do tênis.
Pegula, que foi semifinalista em Wimbledon em 2023 e que havia vencido Iga Swiatek em Bad Homburg em sets diretos, ficou devastada com a derrota. “É decepcionante isso acontecer hoje. Estou chateada por não conseguir reagir, mas ela jogou muito, parabéns a ela”, comentou.
Outro destaque da rodada foi a chinesa Zheng Qinwen, campeã olímpica e cabeça de chave nº 5, que vinha embalada após ótimas campanhas nos últimos torneios no saibro de Roma, em Roland Garros, e também no piso duro de Queen’s, onde alcançou a semifinal. Mesmo assim, Zheng sofreu sua terceira eliminação consecutiva na estreia de Wimbledon ao perder para a tcheca Katerina Siniakova por 7-5, 4-6, 6-1.
Siniakova, número 81 do mundo no ranking de simples, é uma jogadora muito respeitada no circuito de duplas, onde já foi #1 mundial e tem 10 títulos de Grand Slam, incluindo o de Wimbledon do ano passado. Ela já conquistou sete desses títulos ao lado da também tcheca Barbora Krejcikova.
Krejcikova, que defende o título conquistado em 2022, passou por um sufoco contra a filipina Alexandra Eala — primeira jogadora das Filipinas na chave principal em Wimbledon na Era Aberta –, perdendo o primeiro set por 3-6. Com muita experiência e talento, a 17ª cabeça de chave se recuperou e venceu por 3-6, 6-2, 6-1, avançando para a próxima fase.
Na mesma linha, mas com resultado contrário, a tcheca Karolina Muchova (15ª cabeça) caiu para a chinesa Xinyu Wang por 7-5, 6-2.
Outras favoritas como Iga Swiatek, Clara Tauson, Mirra Andreeva, Elena Rybakina e Sofia Kenin também avançaram, enquanto cabeças de chave como Magdalena Frech (#25), Marta Kostyuk (#26) e Magda Linette (#27) perderam para Victoria Mboko, Veronika Erjavec e Elsa Jaquemot, respectivamente.
A última visita da bicampeã Petra Kvitova às quadras de Wimbledon terminou com uma derrota dura diante da norte-americana Emma Navarro, 10ª cabeça de chave, por 6-3, 6-1 — marcando uma despedida melancólica para a experiente jogadora tcheca neste palco tradicional do tênis.
Wimbledon segue mostrando que no tênis, especialmente na grama, as surpresas estão sempre à espreita e que a briga por cada ponto é intensa do primeiro ao último dia do Grand Slam mais clássico do mundo.
Fonte: Shepp News