Taylor Fritz deu show na decisão da Laver Cup ao bater Alexander Zverev por 6-3, 7-6 (7/4) e garantir a vitória do Team World por 15-9 sobre a equipe europeia, nesta segunda-feira, no Chase Center, em San Francisco. Apesar dos esforços de Carlos Alcaraz, que faturou duas vitórias no último dia, a Europa não conseguiu evitar a conquista do Team World.
Fritz, que já tinha vencido Alcaraz no sábado, quando o Team World abriu vantagem de 9-3, fechou o jogo com um voleio de backhand no seu primeiro match point, desencadeando uma grande festa entre seus companheiros e o capitão da equipe, o ex-número 1 Andre Agassi. O Chase Center é casa do Golden State Warriors, equipe da NBA, dando um palco especial para o evento.
“A energia do time é incrível, os momentos de vitória ficam ainda melhores e as derrotas parecem piores, porque você está competindo por todo mundo”, comentou Fritz, que é o quinto colocado no ranking mundial. “Isso me motiva demais.”
O início da final foi dominado por Fritz, que passou pelo cansado Zverev com autoridade na primeira parcial. O alemão tentou reagir no segundo set e conseguiu recuperar uma quebra para empatar em 4-4, levantando a torcida da Europa. No entanto, Fritz conseguiu se manter firme, segurou seu serviço e levou a decisão para o tiebreak, onde levou a melhor.
Carlos Alcaraz, que havia conquistado seu sexto título de Grand Slam no US Open recentemente, manteve as esperanças da Europa vivas com uma vitória expressiva contra o argentino Francisco Cerundolo por 6-2, 6-1. Além disso, Alcaraz e o norueguês Casper Ruud haviam reduzido a diferença no placar no domingo ao vencerem de virada a dupla do Team World, Reilly Opelka e Alex Michelsen, por 7-6 (7/4), 6-1.
Porém, o australiano Alex de Minaur, número 8 do mundo e substituto de última hora de Frances Tiafoe no Team World, confirmou seu bom momento ao vencer o tcheco Jakub Mensik por 6-3, 6-4, ajudando a ampliar a vantagem da equipe para 12-6. Cada partida no último dia valia três pontos, com 13 pontos necessários para garantir a taça.
De Minaur já tinha garantido duas vitórias no sábado, incluindo uma contra Zverev no individual, além de outra vitória na disputa de duplas.
Com essa vitória, o Team World recupera o título que havia perdido para a Europa no ano passado em Berlim. A Laver Cup, criada em 2017 com a ideia do ícone suíço Roger Federer, já teve oito edições, com a Europa vencendo cinco delas. A próxima edição será realizada em Londres.
A Laver Cup é um torneio anual de tênis em formato de confronto entre jogadores da Europa e do resto do mundo (Team World), homenageando a lenda australiana Rod Laver, um dos maiores tenistas da história.
Fonte: Gulf Times