O jovem talento francês Terence Atmane, de apenas 23 anos, um dos nomes que mais evoluíram no circuito de tênis nos últimos anos, teve uma dura experiência na primeira rodada do Masters 1000 de Xangai, na China. O atleta foi forçado a abandonar o jogo contra o argentino Camilo Ugo Carabelli quando o placar ainda estava empatado em 4-4.
Esse foi o terceiro abandono de Atmane na temporada de 2025 devido a problemas físicos. Em março, ele já havia desistido do qualificatório do ATP Miami Open após apenas dois games contra o americano Brandon Nakashima. Em seguida, em abril, no circuito Challenger de Gwangju, na Coreia do Sul, teve que abandonar a partida contra o russo Alibek Kachmazov.
Nas redes sociais, Atmane abriu o jogo sobre o que realmente aconteceu durante a partida em Xangai. Ele contou que logo após o primeiro ponto, suas mãos começaram a tremer. Pouco depois, todo o corpo entrou em tremores e ele passou a sentir uma dificuldade enorme para respirar, o que o acometeu de pânico, prejudicando seu foco e percepção do tempo e espaço.
“Hoje, depois do primeiro ponto da partida, senti minhas duas mãos tremendo. Pensei comigo: talvez eu esteja mais ansioso do que de costume. Após o segundo game, com um placar confortável de 2 a 0 para mim, percebi que, independentemente do que fizesse, simplesmente não conseguia respirar. Chamei o fisioterapeuta imediatamente, mas não consegui falar uma palavra. Entrei em pânico, estava tremendo. Foi impossível para mim lembrar onde estava, ou até mesmo que dia da semana era,” relatou o francês.
Ele ainda comentou que seu corpo enviou um alerta claro para que parasse imediatamente. “Ainda estou tentando entender o que aconteceu hoje e pouca coisa lembro. O estresse causado pelo calor pode ter sido pior do que perder a consciência durante uma hora e ter o coração acelerado,” explicou Atmane.
Apesar do susto e do abandono precoce em Xangai, Atmane garantiu que vai tirar um tempo para se recuperar antes de entrar na última fase da temporada de 2025. “Agora é hora de pausar para cuidar de mim mesmo antes dos últimos torneios do ano. Vejo vocês em breve,” finalizou.
Mesmo com as dificuldades recentes, o francês tem motivos para comemorar sua trajetória na temporada. Até agora, ele disputou 14 jogos no circuito principal, dividindo vitórias e derrotas igualmente (7 a 7), mostrando que está consolidando-se entre os melhores.
Um destaque na temporada foi o desempenho no Masters 1000 de Cincinnati, onde chegou às semifinais – sua melhor campanha em um torneio desse porte. Lá, Atmane teve vitórias marcantes, como sobre o italiano Flavio Cobolli, que chegou às quartas em Wimbledon 2025, em um jogo apertadíssimo (6-4, 3-6, 7-6). Também eliminou o brasileiro João Fonseca em sets diretos e protagonizou uma das maiores surpresas contra o favorito americano Taylor Fritz, vencendo por 3-6, 7-5 e 6-3. No caminho até a semifinal, passou ainda pelo dinamarquês Holger Rune, um dos grandes nomes do circuito, com vitória expressiva por 6-2, 6-3, antes de ser derrotado pelo forte italiano Jannik Sinner, atual número 2 do mundo e quatro vezes campeão de Grand Slam.
Antes de Xangai, Atmane também disputou o ATP 500 China Open, em Pequim, onde parou na segunda rodada justamente diante do próprio Sinner, mas desta vez em um duelo acirrado de três sets (6-4, 5-7, 6-0).
O circuito fica na expectativa pela recuperação do francês, que é visto como uma das promessas da nova geração do tênis, e pelo que ele pode apresentar nos últimos torneios da temporada.
Fonte: TennisUptodate