Imagem de destaque do post: Stefanos Tsitsipas e Goran Ivanisevic encerram parceria depois de temporadas intensas

Stefanos Tsitsipas e Goran Ivanisevic encerram parceria depois de temporadas intensas

24 de julho de 2025 às 15:25

O jovem tenista grego Stefanos Tsitsipas, um dos principais nomes da nova geração do tênis mundial, anunciou o fim da parceria com o experiente treinador croata Goran Ivanisevic, ex-campeão de Wimbledon e conhecido por seu trabalho com Novak Djokovic.

A colaboração entre Tsitsipas e Ivanisevic durou pouco tempo, mas foi bastante intensa. Eles começaram a trabalhar juntos em maio, em um momento em que Tsitsipas lutava para manter seu rendimento nos Grand Slams: havia vencido apenas duas partidas nos quatro torneios maiores que disputou anteriormente.

Apesar das expectativas, a temporada na grama não foi como o esperado para Tsitsipas. No tradicional torneio de Wimbledon, ele venceu apenas uma partida e, na estreia, esteve perdendo por dois sets para o francês qualificado Valentin Royer antes de se retirar devido a uma lesão.

Goran Ivanisevic, que além de ex-campeão de Wimbledon tem atuação reconhecida por sua passagem de seis anos como técnico de Djokovic, foi franco ao comentar sobre a forma física do grego. Em entrevista para o canal esportivo sérvio Sportklub, Ivanisevic falou sobre a preparação de Tsitsipas e destacou que nunca havia visto um atleta tão despreparado fisicamente, chegando a dizer que, mesmo com seu joelho lesionado, estava em melhor condição física.

De sua parte, Tsitsipas agradeceu publicamente o treinador pelo trabalho e energia dedicados a ele e à sua equipe, ressaltando o respeito que tem por Ivanisevic, tanto pelo que conquistou como jogador, quanto pela pessoa que é.

Com 26 anos, Stefanos Tsitsipas já teve um dos melhores rankings da carreira – chegou à 3ª posição do mundo – e é vice-campeão de dois Grand Slams importantes: Roland Garros 2021 e Australian Open 2023, ambos contra Novak Djokovic. Atualmente, ele ocupa a 29ª posição no ranking mundial e não avançou além da segunda rodada nos majors desde o Aberto da França de 2023.

Além de seu trabalho com Tsitsipas, Ivanisevic também teve uma breve experiência como treinador da cazaque Elena Rybakina, campeã de Wimbledon em 2022.

A torcida do mundo do tênis agora espera que Tsitsipas encontre o caminho para retomar sua melhor forma e voltar a brigar pelas fases finais dos maiores torneios do circuito ATP.

Fonte: BBC Sport