O US Open 2025 traz uma novidade que promete agitar o público de tênis: a estreia da chave de duplas mistas no tradicional torneio de Grand Slam disputado em Flushing Meadows, Nova York. Entre as estrelas que vão brigar pelo prêmio milionário de 1 milhão de dólares estão ninguém menos que Carlos Alcaraz, uma das maiores promessas e atual sensação do tênis mundial, e Emma Raducanu, campeã do US Open 2021 e ícone do esporte na Inglaterra.

Comunicado para os fãs brasileiros: a disputa será nos dois maiores estádios do complexo – o Arthur Ashe e o Louis Armstrong – nos dias 19 e 20 de agosto (terça e quarta-feira). Os jogos começam às 11h da manhã no horário local, o que corresponde às 16h no horário de Brasília.

Alcaraz e Raducanu farão sua estreia na fase de oitavas de final contra a dupla cabeça de chave número 1, formada pelo britânico Jack Draper e a americana Jessica Pegula, em um duelo imperdível que deve acontecer por volta das 14h, horário local (19h de Brasília). Outro destaque do torneio é Novak Djokovic, que vai jogar nas duplas mistas ao lado da compatriota sérvia Olga Danilovic.

Vale destacar que o formato do torneio é um pouco diferente do que estamos acostumados nas simples e duplas tradicionais. Com 16 duplas na disputa, o sistema é em melhor de três sets, cada set vencido com quatro games (com vantagem no ponto decisivo ao lado do placar de empate – “súbito” no Brasil – e tie-break em 4-4). Caso haja necessidade de terceiro set, ele será decidido por um tie-break de 10 pontos na maioria dos jogos, exceto na final, que será disputada em sets convencionais de seis games.

Confira a ordem de jogos confirmada para terça-feira, 19 de agosto, no horário local de Nova York:

Arthur Ashe Stadium

  • 11h00: Caty McNally / Lorenzo Musetti x Naomi Osaka / Gael Monfils (resultado: 5-3, 4-2)
  • Não antes das 12h00: Iga Swiatek / Casper Ruud (cabeças de chave nº 3) x Madison Keys / Frances Tiafoe
  • Não antes das 14h00: Jessica Pegula / Jack Draper (nº 1) x Emma Raducanu / Carlos Alcaraz
  • Olga Danilovic / Novak Djokovic x Mirra Andreeva / Daniil Medvedev

Louis Armstrong Stadium

  • 11h00: Sara Errani / Andrea Vavassori x Elena Rybakina / Taylor Fritz (nº 2) (resultado: 4-2, 4-2)
  • Venus Williams / Reilly Opelka x Karolina Muchova / Andrey Rublev
  • Não antes das 12h30: Taylor Townsend / Ben Shelton x Amanda Anisimova / Holger Rune (nº 4)
  • Danielle Collins / Christian Harrison x Belinda Bencic / Alexander Zverev

A chave completa tem ainda outras duplas competitivas, montadas a partir do top 8 dos rankings individuais de simples, e oito convites especiais que garantiram diversidade e alta qualidade ao sorteio. Importante mencionar que a dupla Katerina Siniakova e Jannik Sinner se retirou depois que Sinner desistiu da final do Masters de Cincinnati contra Alcaraz, por conta de problemas de saúde.

A premiação da nova disputa é generosa: os campeões levam 1 milhão de dólares, o vice-campeão fatura 400 mil, semifinalistas ganham 200 mil, quartas de final faturam 100 mil e a participação já garante 20 mil dólares para cada dupla na fase inicial, totalizando uma bolada de 2,36 milhões de dólares para o torneio.

Para os fãs brasileiros que quiserem acompanhar, a cobertura ao vivo estará disponível no Sky Sports Tennis para o Reino Unido e na ESPN para o público norte-americano, e certamente será seguida por plataformas digitais e sociais pelo mundo.

Essa estreia traz um tempero diferente para o US Open, valorizando a mistura de talentos e estilos dentro das duplas mistas, que até agora não tinham um espaço consolidado nos grandes torneios do circuito masculino e feminino. Será a chance de ver ícones das simples unindo forças em um formato rápido, dinâmico e cheio de ação em quadra dura duro, a superfície tradicional do US Open (hard court).

Fique ligado no “Esporte Tênis” para todos os detalhes, resultados e análises da nova modalidade que já nasceu com peso em Nova York.

Fonte: The Independent