O talentoso tenista monegasco Valentin Vacherot viveu um momento inesquecível na carreira ao bater o dinamarquês Holger Rune nas quartas de final do Masters 1000 de Xangai e avançar para a semifinal do torneio. Com essa campanha surpreendente, Vacherot se tornou um dos jogadores com menor ranking a chegar tão longe em um evento da categoria Masters 1000 e, de quebra, entrou para o Top 100 do ranking mundial pela primeira vez na carreira.

Valentin, que tem origem em Roquebrune-Cap-Martin, na França, superou adversários difíceis ao longo do torneio, como Laslo Djere, Alexander Bublik, Tomas Machac e Tallon Griekspoor. Na partida das quartas, ele derrotou ninguém menos que Holger Rune, atual número 11 do mundo, por 2-6, 7-6(4) e 6-4, em duelo cheio de emoções.

Após o histórico triunfo, Vacherot compartilhou sua emoção em entrevista na quadra. “Eu nem sequer vim como um classificado, vim como um jogador alternativo. Nem tinha certeza se jogaria a fase classificatória. Não sei o que dizer. Isso é simplesmente inacreditável. A última vitória já significava muito para mim, mas essa é ainda maior. Foi difícil não pensar nisso no ponto do jogo”, confessou no post recente da conta oficial do Rolex Shanghai Masters no X (antigo Twitter).

Ele também comentou sobre a entrada no Top 100: “Sei que isso é só um passo, mas tentei não olhar o ranking durante todo o torneio. Porém, em algumas mídias li que se ganhasse eu entraria no Top 100. Estou ansioso para quinta-feira. Nem sei que dia é hoje, nem quando é a semifinal. Estou muito feliz, só vivendo o sonho.”

Na semifinal do Masters 1000 de Xangai, Valentin Vacherot terá pela frente o lendário sérvio Novak Djokovic, uma oportunidade enorme para o jovem tenista mostrar ainda mais seu talento.

Carreira promissora e conquistas recentes

Antes de brilhar em Xangai, Vacherot já vinha mostrando serviço em torneios da ATP Challenger Tour e outras competições importantes. No Cassis Open Provence, ele chegou às quartas após vencer nomes como Clement Chidekh e Michael Mmoh. No Internazionali di Tennis Città di Todi, alcançou a semifinal batendo o norueguês Nicolai Budkov Kjaer, entre outros.

No Svijany Open, parou nas quartas de final, mas no Francavilla al Mare Open foi até a decisão do título. Um marco importante em sua trajetória foi a conquista do primeiro título Challenger, no Nonthaburi Challenger de 2022, onde derrotou Lý Hoàng Nam na final.

Valentin Vacherot, primo do francês Arthur Rinderknech, vem mostrando que tem potencial para figurar entre os principais do circuito mundial, especialmente com seu estilo de jogo agressivo e sólido no saibro, que tem sido palco de parte importante de sua ascensão.

Fonte: Sportskeeda