
Canadense Vasek Pospisil se despede do tênis no ATP de Toronto com apoio de Denis Shapovalov
27 de julho de 2025 às 15:11
Com a aproximação do US Open, o primeiro Masters 1000 da sequência norte-americana de quadras duras está prestes a começar na próxima semana. O Masters do Canadá, que acontece em Toronto, já sofreu algumas baixas importantes: Jannik Sinner e Novak Djokovic desistiram do torneio, e Carlos Alcaraz também anunciou que não vai jogar no Canadá.
Com essas ausências, uma grande oportunidade se abre para jogadores como Lorenzo Musetti e Ben Shelton conquistarem seu primeiro título de Masters 1000, além de somar pontos importantes para melhorar no ranking mundial.
Porém, para um veterano do tênis canadense, esse torneio significa uma despedida especial da ATP Tour. Trata-se de Vasek Pospisil, ex-campeão de duplas em Wimbledon, que vai disputar sua última partida em casa, diante da torcida.
Pospisil conquistou seu único Grand Slam em 2014, ao lado do americano Jack Sock, em Wimbledon. Seu compatriota e jovem estrela canadense Denis Shapovalov comentou sobre essa última participação:
“Eu adoraria assistir a sua partida. Em termos de legado, para mim pessoalmente, ele foi um dos primeiros grandes nomes do tênis canadense e definitivamente deixou uma marca enorme no esporte do nosso país.”
Os melhores resultados de Pospisil em duplas nos Grand Slams incluem o título de Wimbledon em 2014, as quartas de final do Aberto da França em 2015 e as quartas do Aberto da Austrália em 2016.
Shapovalov acrescentou:
“Eu cresci assistindo ele e o Milos Raonic jogarem a Copa Davis, participarem de partidas importantes e semifinais aqui na Rogers Cup (antigo nome do Masters do Canadá). Ele fez muito pelo tênis canadense, ajudando gerações como a minha e a do Félix [Auger-Aliassime].”
O jovem canadense ainda destacou as qualidades pessoais e profissionais de Vasek:
“Quando estávamos começando, ele foi um dos primeiros jogadores de alto nível com quem pude conversar e pedir conselhos. Ele sempre foi super simpático e receptivo, algo que sempre guardei comigo, e por isso nossa relação é tão boa.
Além disso, ele é uma pessoa incrível, como mostram suas contribuições com a PTPA (associação que representa os jogadores da ATP). Ele sempre foi um exemplo de liderança e dedicação para a nossa geração e para todo o tênis canadense.
Todos os canadenses falam muito bem dele. É triste vê-lo se despedir, pois acho que ele ainda tinha muito para oferecer, caso conseguisse se manter saudável. Mas, sem dúvida, é inspirador olhar para tudo que ele conquistou.”
Para esta despedida, Pospisil recebeu um convite especial (wildcard) para participar do torneio e fará sua estreia na Quadra Central, onde promete um emocionante último jogo para a torcida local.
Fonte: The Tennis Gazette