
Despedida em Toronto: Vasek Pospisil é eliminado na primeira rodada do National Bank Open
28 de julho de 2025 às 10:00
O canadense Vasek Pospisil, de 35 anos, teve sua última apresentação no circuito profissional neste domingo, no National Bank Open, torneio que acontece em Toronto e é considerado um dos mais importantes do calendário da ATP fora dos Grand Slams. O experiente tenista, natural de Vernon, Colúmbia Britânica, foi eliminado logo na primeira rodada do torneio de simples masculino pelo argentino Facundo Bagnis, que veio do qualifying.
Em uma partida disputada no Centro do Sobeys Stadium, Bagnis venceu por 6-2, 3-6 e 6-3, em uma luta de quase duas horas (1h57min). Antes da partida, Pospisil fez um post emocionado no X (antigo Twitter): “Dezoito anos no tênis profissional. Ansioso para jogar mais uma vez diante de vocês, Toronto.”
Pospisil, que já foi o 25º do mundo em simples e alcançou o 4º lugar em duplas, é conhecido por suas conquistas nas duplas ao lado do americano Jack Sock, com quem faturou o título de Wimbledon em 2014 e o Masters 1000 de Indian Wells em 2015. Na carreira de simples, sua marca mais destacada foi chegar às quartas de final de Wimbledon em 2015. Em 2022, Pospisil também foi campeão da Copa Davis, o maior torneio nacional por equipes do tênis.
Apesar do esforço, a partida foi dificultada após Pospisil sofrer uma lesão muscular ainda no primeiro set, o que comprometeu seu desempenho. Ele terminou o jogo com 17 winners, 39 erros não forçados, seis aces e cinco duplas faltas, contra 20 winners, 25 erros, 11 aces e duas duplas faltas do argentino Bagnis.
O canadense aproveitou para agradecer à sua família, que sempre foi um pilar fundamental em sua carreira. “Eu realmente queria que meus pais estivessem na minha última partida. Não queria simplesmente terminar assim. Foi uma jornada de família. Eles sacrificaram tanto por mim”, disse Pospisil, destacando ainda que seu pai, Milos, largou seu emprego para se dedicar a treiná-lo durante 15 anos.
O próximo adversário de Facundo Bagnis é o português Nuno Borges, hoje nº 30 do mundo.
Outras histórias do dia incluem a boa campanha do jovem canadense Nicolas Arseneault, de apenas 18 anos e convidado pelo torneio, que venceu o francês Valentin Royer por 6-3 e 7-6 (7-4) em 1h45min. Apesar de Royer ter mais winners (21 contra 14), o canadense cometeu menos erros não forçados (23 contra 48) e contou com um forte serviço durante a partida. Arseneault irá enfrentar o australiano Alexei Popyrin, cabeça de chave nº 18 e atual campeão do National Bank Open.
O torneio também presenciou surpresas, como a derrota do francês Gael Monfils (atual nº 48) para o chileno Tomas Barrios Vera no terceiro set, por 6-4, 4-6 e 7-6 (7-3). Outros destaques foram as vitórias de Ugo Blanchet e Benjamin Bonzi, ambos da França, contra jogadores com ranking mais alto.
Nesta segunda-feira, seguem as disputas da chave principal com o canadense Dan Martin enfrentando o espanhol Jaume Munar, Liam Draxl contra Pablo Carreño Busta, e Alexis Galarneau enfrentando o francês Arthur Rinderknech.
O National Bank Open é um ATP Masters 1000 e WTA 1000 que reúne os melhores jogadores do mundo em partidas que antecedem o US Open, o último Grand Slam da temporada. Para Pospisil, é o capítulo final de uma trajetória que inspirou uma geração de tenistas canadenses.
Fonte: Vancouver is Awesome