A lendária Venus Williams, aos 45 anos, revelou que quase recusou o convite da jovem Leylah Fernandez, de apenas 23 anos, para jogar duplas mistas no US Open 2023. Venus preferia jogar ao lado de alguém mais próximo da sua faixa etária, mas a parceria acabou acontecendo e rendeu bons momentos.
Após receber um convite para disputar a chave principal de simples no US Open, Venus teve uma ótima apresentação contra a favorita Karolína Muchová no icônico Arthur Ashe Stadium. Mesmo não sendo favorita, Venus conquistou um set durante a partida, mas acabou derrotada por 6-3, 2-6, 6-1. A jogadora, que acumula sete títulos de Grand Slam em simples, não havia se inscrito para as disputas de duplas, então muitos imaginavam que essa seria sua participação no torneio daquele ano.
Porém, no dia seguinte à sua partida de simples, os organizadores do US Open anunciaram que Venus Williams e Leylah Fernandez haviam aceitado um convite para a chave principal de duplas femininas. A dupla, formada por uma veterana americana e uma jovem canadense, surpreendeu ao vencer três partidas seguidas em sets diretos, inclusive contra as especialistas em duplas Lyudmyla Kichenok e Ellen Perez. A campanha terminou nas quartas de final após derrota para as futuras campeãs Katerina Siniakova e Taylor Townsend.
Venus contou que hesitou em aceitar o convite de Leylah. “Eu não ia jogar, mas aparentemente a parceira da Leylah desistiu em cima da hora. Eu saí da quadra após meu jogo de simples pensando: ‘Finalmente posso descansar’. Tinha jogado o melhor que podia e estava orgulhosa do meu esforço, até porque não costumo me sentir assim, mas já estava meio fora do torneio. Daí, de repente, ouvi: ‘Você pode jogar?’”, relembrou a ex-número 1 do mundo.
Ela explicou ainda que o receio vinha da experiência passada. “Eu pensei em não jogar, porque sempre que joguei com alguém antes, esses parceiros ficavam muito tensos e não conseguiam render direito. Eu não precisava disso na minha vida. Mas no caminho pra casa pensei: ‘Talvez eu deva tentar’.”
Venus Williams ficou parada por 16 meses devido a uma pausa nas competições e retornou nas quadras em Washington. Desde então, participou de três torneios durante o verão do Hemisfério Norte e já está confirmada para jogar em Auckland na primeira semana de 2026, mostrando que ainda tem muita energia para competir no circuito mundial.
Fonte: Tennis World US
