A jovem promessa canadense Victoria Mboko, de apenas 19 anos, voltou a brilhar ao conquistar seu segundo título na WTA neste domingo, no Hong Kong Open. A tenista superou a espanhola Cristina Bucsa, em uma final cheia de emoções, disputada no Victoria Park.

Mboko venceu a espanhola por 7-5, 6-7 (9/11), 6-2, em uma partida que durou quase três horas. Esta conquista vem poucos meses depois de sua vitória que já surpreendeu no Canadian Open, torneio em casa que ocorreu em agosto. Atualmente, Victoria ocupa a 21ª posição no ranking mundial, sua melhor colocação na carreira.

No sábado, a jovem teve uma semifinal dura contra outra canadense bastante conhecida, Leylah Fernandez, vice-campeã do US Open de 2021, vencendo em três sets e mostrando muita determinação.

Na grande final contra Bucsa, que tem 27 anos e ocupa a 68ª colocação no ranking, Mboko usou seu potente serviço e golpes fortes do fundo da quadra para desgastar a adversária aos poucos. “Está sendo uma semana incrível”, afirmou a jovem tenista, que teve o pai na plateia para apoiar. “Nossa, que jogo! Estou muito cansada, Cristina realmente me levou ao limite.”

Victoria garantiu o primeiro set ao quebrar o saque da adversária, e começou o segundo set também quebrando, dominando e abrindo 3-0. Parecia que o título estava próximo, mas Bucsa reagiu, equalizando o placar em 3-3 e ainda salvando ponto de campeonato no tiebreak para forçar a decisão no terceiro set.

Mas Mboko manteve a calma e retomou o controle no último set, fechando o jogo quando sua adversária errou um retorno na rede.

Esse título reforça o talento de Victoria Mboko, que está em uma trajetória ascendente no tênis mundial, mostrando que pode ser uma das grandes estrelas dos próximos anos.

Fonte: RTHK