A promessa canadense Victoria Mboko protagonizou uma das maiores zebras da temporada ao eliminar a nona favorita Elena Rybakina, atual número do mundo e campeã de títulos importantes, em um jogo eletrizante no Campeonato Canadense de Tênis, realizado em Toronto.
Mboko, ainda adolescente, venceu a partida após uma batalha de duas horas e 46 minutos com parciais de 1-6, 7-5 e 7-6(4), garantindo sua vaga na primeira final de WTA da carreira.
Sua campanha espetacular inclui ainda vitórias sobre a ex-campeã do Australian Open Sofia Kenin na estreia e a atual número 1 do ranking, Coco Gauff, na terceira rodada.
No entanto, o destaque da partida acabou sendo a surpreendente queda de Rybakina. A ucraniana chegou a liderar o terceiro set por 5-3 e ainda sacou para o jogo em 6-5, mas perdeu seis pontos consecutivos e viu o sonho do título escapar bem diante dos seus olhos.
Visivelmente emocionada, Mboko caiu de joelhos e cobriu o rosto em descrença após a vitória, que certamente elevará sua posição no ranking mundial, já que no início do ano ela estava fora do top 300.
O jornalista de tênis José Morgado, respeitado no circuito, classificou a interrupção da semifinal entre americanos Ben Shelton e Taylor Fritz, que ocorreu devido a falhas no sistema eletrônico de marcação de linhas – sem árbitros de linha reservas para substituir –, como uma situação “ridícula” e “amadora”. O jogo precisou ser suspenso por cerca de 15 minutos até que o sistema fosse restabelecido.
Para a jovem Mboko, a final será um grande desafio contra a japonesa Naomi Osaka, que avançou após vencer Clara Tauson por 6-2, 7-6(7).
A temporada tem sido turbulenta para Rybakina, que apesar das conquistas em Strasbourg e bons desempenhos em Grand Slams como Australian Open e Roland-Garros, sofreu derrotas inesperadas após chances claras de vitória escaparem.
Pontos marcantes foram o revés na segunda semana do Aberto da Alemanha, quando perdeu quatro match points para Aryna Sabalenka, a eliminação precoce em Wimbledon para Clara Tauson e a derrota no Queen’s Club mesmo liderando o segundo set.
Com apenas 18 anos, Mboko mostra que está pronta para balançar o circuito e promete ser uma das futuras estrelas do tênis mundial.
Fonte: WWOS