
Vondrousova vence Jabeur e avança à semifinal em Berlim; Badosa abandona com lesão no quadril
20 de junho de 2025 às 19:11
Marketa Vondrousova mostrou mais uma vez sua superioridade contra Ons Jabeur ao vencer a rival por 6-4, 6-1 nas quartas de final do WTA 500 de Berlim, numa reedição da final de Wimbledon 2023. A tcheca, que vem batalhando para retomar o melhor nível após cirurgia, assumiu a liderança no confronto direto por 5 a 4 e 2 a 1 em partidas disputadas na grama.
Com essa vitória, Vondrousova alcança sua primeira semifinal em 14 meses, desde o torneio de Stuttgart em abril de 2024. Vale lembrar que ambas as jogadoras, que no ano passado figuravam no top 10 do ranking mundial, hoje estão na 164ª (Vondrousova) e 61ª (Jabeur) posições, refletindo a luta de cada uma para superar lesões recentes e retomar o ritmo nas quadras.
Vondrousova entrou em Berlim com um ranking especial, enquanto Jabeur avançou à chave principal como lucky loser, após enfrentar uma série de problemas físicos — incluindo cirurgia no ombro no caso da tcheca e uma lesão no pé de Jabeur em março. Ambas também tiveram que interromper seus 2024 precocemente por questões de lesão no ombro.
No jogo, Vondrousova começou agressiva, abusando de golpes cruzados e winners, o que desequilibrou Jabeur logo nos primeiros games. Um dos pontos mais incríveis foi uma corrida quase horizontal de uma ponta a outra da quadra, onde a tcheca finalmente desarmou a tunisiana. Além disso, a tcheca salvou todos os quatro break points que enfrentou, combinando um saque eficiente e uma fina técnica, como um drop shot tão preciso que mal tocou na rede.
A defesa de Vondrousova também impressionou, mostrando a mesma garra que teve na final de Wimbledon de 2023 — sua capacidade de recuperar bolas esticando-se ao máximo gerou muitos erros não forçados de Jabeur, que cometeu 39 contra 23 winners.
“Já nos enfrentamos bastante, então a gente se conhece bem. Temos golpes parecidos, com slices e drop shots — achei que rolou um jogo muito bom hoje”, comentou Vondrousova.
Apesar da derrota, Jabeur brilhou com um gesto de fair play em um momento do segundo set: no primeiro game, um forehand vencedor de Vondrousova foi inicialmente marcado como fora, mas a tunisiana revelou que a bola tinha caído dentro, assumindo o ponto contra ela e concedendo um break point a mais para a rival, que acabou aproveitando a chance para abrir vantagem e dominar a parcial.
Outro destaque do dia foi a chinesa Wang Xinyu, que avançou para sua segunda semifinal da temporada e a primeira em uma grama da carreira, após a espanhola Paula Badosa abandonar o jogo das quartas devido a uma lesão no quadril direito. Wang, que vinha ganhando destaque após surpreender a americana Coco Gauff nas oitavas, soma agora quatro vitórias sobre jogadoras do top 10, sendo três delas em quadras de grama.
Nas semifinais, Vondrousova que busca seu primeiro título desde Wimbledon 2023, enfrentará a número 1 do mundo Aryna Sabalenka ou a ex-campeã de Wimbledon Elena Rybakina, num duelo que promete ser eletrizante entre campeãs do Grand Slam.
Fonte: WTA Tennis