Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo no tênis, está com o foco total no Australian Open para enfim conquistar seu primeiro título em Melbourne e acabar com um jejum em Grand Slams.

Apesar de já ter faturado seis títulos de Grand Slam — incluindo Roland Garros, Wimbledon e US Open — Alcaraz ainda não levantou o troféu do Australian Open, o primeiro Grand Slam da temporada, que acontece tradicionalmente em janeiro.

Em entrevista ao programa espanhol de rádio “El Partidazo de Cope”, pouco antes das semifinais do ATP Finals, o jovem espanhol de apenas 22 anos afirmou que vencer em Melbourne é sua principal prioridade para 2026. Ele declarou:

“Em 2026, eu prefiro ganhar o Australian Open sozinho do que conquistar dois Grand Slams repetidos. Estou longe de ser o melhor jogador da história ou mesmo o melhor do tênis atualmente, porque ainda há muitos jogadores que podem me derrotar, e eu já perdi para vários deles. Não sou o melhor, apesar do ranking dizer o contrário.”

O espanhol também revelou sua ambição de se tornar o maior campeão de Grand Slams da história:

“Eu assinaria agora para ter 23 Grand Slams sem pensar duas vezes. Quero ser o jogador com mais títulos e superar o Djokovic, mas 23 não é brincadeira. Esse é um objetivo para o final da minha carreira: poder sentar naquela mesa com Rafa Nadal, Roger Federer e Djokovic, e que as pessoas também pensem que eu mereço estar ali.”

Vale lembrar que Alcaraz, que foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos de Paris, já chegou às quartas de final do Australian Open em 2024 e 2025, mostrando que está cada vez mais perto do tão sonhado título em Melbourne.

Além disso, o espanhol segue firme no ATP Finals, onde garantiu a manutenção da liderança no ranking e vai enfrentar Felix Auger-Aliassime na semifinal, marcada para domingo, 16 de novembro.

Acompanhe aqui no Esporte Tênis todas as novidades sobre Alcaraz e o mundo do tênis!

Fonte: Jang