Carlos Alcaraz, atual número 1 do mundo no tênis, acredita que o jovem brasileiro João Fonseca tem tudo para rivalizar com ele e com o italiano Jannik Sinner nas quadras. Alcaraz e Sinner têm dominado o tênis masculino nos últimos anos, alternando vitórias nos oito últimos Grand Slams e liderando o ranking com uma vantagem confortável em relação aos demais concorrentes.

Em entrevista exclusiva ao jornal O Globo, Alcaraz elogiou especialmente o saque potente de Fonseca, destacando que essa foi uma das principais dificuldades que ele enfrentou quando começou no circuito profissional. “Ele é um jogador especial e incrível. A potência que ele tem é impressionante, o saque dele é muito bom, algo que, para mim, no começo da minha carreira, foi o que eu mais tive dificuldade”, declarou o espanhol.

Além do saque, o número 1 do mundo ressaltou o forehand brutal do brasileiro. “João também tem um forehand brutal. Se eu tivesse que apontar algo para melhorar, seria a mobilidade dele. Pouco a pouco, ele vai evoluir nesse aspecto e, para mim, ele continua sendo um jogador especial. No final das contas, essa é só a primeira temporada dele no circuito. Acho que ele está indo muito bem.”

João Fonseca, que está em seu primeiro ano jogando regularmente na ATP, já alcançou a marca de estar entre os 25 melhores do mundo, algo considerado impressionante por Alcaraz. “O que João fez este ano é realmente impressionante. Chegar ao top 25 no primeiro ano na ATP é algo muito forte. Se ele vai chegar ao top 3? Isso seria enorme para ele, porque uma coisa é alcançar essa posição e outra bem diferente é mantê-la.”

O duelo entre Alcaraz e Fonseca acontecerá em uma partida amistosa no Miami Invitational, evento que reúne grandes nomes do tênis para confraternizações e jogos especiais.

O jovem brasileiro tem demonstrado um progresso muito rápido desde que começou a ganhar espaço no circuito mundial, e a perspectiva de Alcaraz indica que ele pode se tornar uma grande força nos próximos anos. “Eu posso ver João mudando de nível nos próximos dois anos. Se ele conseguir dar esse salto, acredito que terá coisas muito importantes e bonitas pela frente, e vamos ver como ele lida com essa pressão.”

João Fonseca, nascido em 2004, tem chamado atenção por seu estilo agressivo e potente, e já é apontado como uma das promessas do tênis brasileiro e mundial. Com o apoio e reconhecimento de ícones como Alcaraz, o Brasil pode mesmo ter um novo nome de destaque no cenário internacional.

Fonte: Complete Sports