O lendário tenista sueco Mats Wilander, sete vezes campeão de Grand Slam, acredita que Amanda Anisimova conta com o arsenal necessário para derrotar Iga Swiatek nas quartas de final do US Open 2025, mesmo com a polonesa sendo considerada uma das melhores do mundo atualmente.

Anisimova e Swiatek já se enfrentaram na final de Wimbledon deste ano, em um jogo marcado por uma vitória avassaladora da polonesa, que aplicou um duplo 6-0. Agora, elas se preparam para um novo embate em outro dos torneios mais importantes do tênis mundial, que ocorre em Flushing Meadows, Nova York. Até aqui, essa é a melhor campanha de Anisimova no US Open.

Wilander destacou que a americana possui as “armas” para desafiar Swiatek: “Amanda joga exatamente o tipo de tênis necessário para bater Iga. Jogar forte e manter a bola baixa no forehand da Iga é uma receita para a vitória, e acho que Anisimova tem esse jogo dentro dela. Vai ser um confronto equilibrado.”

Amanda garantiu sua vaga nas semifinais do último Grand Slam da temporada ao superar a brasileira Beatriz Haddad Maia por 6-0, 6-3 na fase de oitavas. Já Swiatek avançou ao vencer Ekaterina Alexandrova por 6-3, 6-1.

O encontro entre as duas em Wimbledon aconteceu logo após uma bateria intensa de três sets entre Anisimova e a número 1 do mundo, Aryna Sabalenka, nas semifinais. Wilander acredita que a americana deverá entrar em quadra mais descansada desta vez, enquanto reconhece o alto nível da adversária polonesa.

“Anisimova quer a revanche da final de Wimbledon. Dessa vez, o duelo não será tão fácil para Swiatek – Amanda está jogando muito bem e ganhou confiança em comparação ao torneio de Londres. No Wimbledon, ela estava exausta por causa da semifinal contra Sabalenka, mas aqui ela está fresca. Iga está em ótima forma também, provavelmente é a melhor jogadora do mundo hoje”, avaliou o ex-campeão.

Iga Swiatek venceu seu primeiro título no US Open em 2022, ao derrotar Ons Jabeur na final, e mantém uma sequência impressionante, tendo conquistado recentemente o Masters 1000 de Cincinnati 2025 ao vencer Jasmine Paolini em sets diretos.

Esta é a melhor participação de Amanda Anisimova no US Open até agora, superando sua campanha de 2020, quando caiu na terceira rodada. Além disso, sua final em Wimbledon marcou seu primeiro grande avanço em uma decisão de Grand Slam. Antes disso, seu melhor desempenho em um dos quatro grandes torneios foi nas semifinais do Roland Garros 2019, onde caiu diante da campeã Ashleigh Barty.

Amanda quer fechar 2025 com chave de ouro e promete um duelo imperdível contra Iga no US Open.

Assista aos principais jogos do tênis ao vivo e on demand no TNT Sports e discovery+.

Fonte: TNT Sports