O holandês Botic van de Zandschulp fez bonito no Winston-Salem Open, torneio ATP 250 disputado em quadras de piso duro no Wake Forest Tennis Complex, e avançou para a final da competição. Na noite de sexta-feira, ele superou o francês Giovanni Mpetshi Perricard por 6-4, 7-5, garantindo assim a chance de lutar pelo título contra o húngaro Marton Fucsovics.

Van de Zandschulp, que atualmente ocupa a 92ª posição do ranking mundial da ATP, mostrou muita garra e persistência no duelo da semifinal. Depois de bater o chinês Yunchaokete Bu poucas horas antes, o holandês conseguiu a façanha de emendar duas vitórias no mesmo dia e chegar à terceira final de ATP da carreira.

“Foram duas horas rápidas, mas acho que joguei bem hoje à noite”, disse o atleta de 29 anos. “É fundamental manter o saque. Se você for quebrado uma vez, na maioria das vezes o set acaba. Na devolução, você tenta ajustar a posição para adivinhar onde o adversário vai sacar, já que reagir na hora é bem difícil, então tem que tentar antecipar.”

No segundo set, mesmo estando atrás no placar em 3-5, Botic mostrou muita concentração e venceu os quatro últimos games da partida, quebrando o saque do francês duas vezes até fechar em ‘hold’ com um game de saque ganho sem dar chance ao adversário.

Perricard, que tem 42ª posição no ranking da ATP, teve uma campanha consistente até aqui, eliminando adversários de peso, como o sérvio Hamad Medjedovic, o cabeça de chave nº 8 Alexandre Muller e o espanhol Pedro Martinez Portero.

Van de Zandschulp chegou a esta fase após superar diversos oponentes fortes: o chinês Bu (6-3, 5-7, 6-3), o argentino Sebastian Baez, cabeça 10 do torneio (0-6, 6-1, 6-4), o italiano Matteo Arnaldi, cabeça 6 (6-3, 6-3) e o australiano Adam Walton (2-6, 7-5, 6-3).

No outro jogo da semifinal, Marton Fucsovics avançou sem jogar após o abandono do americano Sebastian Korda, que era o 11º cabeça de chave do torneio.

Agora, Botic van de Zandschulp vai para a decisão ao enfrentar Fucsovics, que promete ser uma partida eletrizante entre dois atletas experientes em quadras duras.

Fiquem ligados aqui no Esporte Tênis para acompanhar todos os detalhes da final do Winston-Salem Open!

Fonte: Tennis Majors