
Chris Eubanks defende João Fonseca e relembra trajetória de Carlos Alcaraz no circuito ATP
17 de julho de 2025 às 05:55
O jovem brasileiro João Fonseca tem ganhado destaque no circuito de tênis mundial, mas enfrenta críticas por ainda não ter visto seu nome avançar nas fases finais dos Grand Slams. Em sua defesa, o norte-americano Chris Eubanks fez um paralelo entre a trajetória de Fonseca e a de Carlos Alcaraz, hoje uma das grandes estrelas da ATP.
Fonseca, de apenas 18 anos, já mostrou sua força ao bater nomes importantes, como o russo Andrey Rublev no Australian Open, e conquistar seu primeiro título de nível ATP. Apesar disso, alguns fãs do tênis questionam sua capacidade por ainda não ter passado das primeiras semanas em torneios de Grand Slam – as competições mais importantes do calendário mundial.
Durante participação no podcast de Andy Roddick, Eubanks ressaltou que Fonseca está em um momento delicado do início da carreira: “Ele já jogou três Slams até agora. Acabou de entrar no top 100, tem um título no circuito, e as pessoas ficam assim porque ele ainda não passou da segunda semana nos majors. Dizem: ‘Ah, o garoto não tem o que é preciso, não entendo essa hype’. Do que estamos falando?”
Para fortalecer seu ponto, o americano lembrou o caminho de Carlos Alcaraz, que também precisou superar derrotas no começo da carreira antes de explodir no tênis mundial. “Acho que as pessoas esquecem dos primeiros anos do Carlos ou do Sinner. A gente lembra deles quando já estão dominando — e é nisso que nossa mente foca. O Alcaraz foi campeão do US Open em 2022, mas ele também teve momentos em que não venceu. Jogou o Rio Open e não ganhou, perdeu para Musetti na final de Hamburgo em 2022. Eles tiveram bons resultados, mas demorou um ano ou ano e meio até o Carlos estourar e vencer o US Open.”
Para quem não sabe, Alcaraz estreou no circuito ATP em 2020, com apenas 16 anos. Dois anos depois, conquistou seu primeiro título de Grand Slam justamente no US Open, mostrando que o processo de evolução é gradual.
Recente vice-campeão em Wimbledon, onde era bicampeão e favorito para o tricampeonato, Alcaraz agora se prepara para voltar às quadras no Canadá. Entre 27 de julho e 7 de agosto, ele disputa o ATP Masters 1000 do National Bank Open, disputado em Montreal, em busca do primeiro título da carreira no torneio.
Enquanto isso, a torcida brasileira segue na expectativa por João Fonseca, uma das maiores promessas brasileiras do tênis, que no momento trilha seu caminho rumo ao topo da ATP.
Fonte: Sportskeeda