João Fonseca conquistou o maior título da sua promissora carreira no Swiss Indoors, em Basel, e teve um público muito especial para celebrar ao seu lado: seus pais e família.

O jovem de apenas 19 anos, natural do Rio de Janeiro, enfrentou Alejandro Davidovich Fokina na final e venceu em sets diretos para ficar com o troféu. Esse foi seu segundo título na carreira e, com isso, Fonseca já aparece entre os 30 melhores do mundo no ranking da ATP, consolidando sua rápida ascensão no circuito.

Quem são Christiano e Roberta Fonseca?

João Fonseca nasceu em agosto de 2006 e foi criado no bairro de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, onde começou a jogar tênis ainda com quatro anos. A proximidade da família com o Rio de Janeiro Country Club facilitou seu contato com o esporte desde cedo.

Seu pai, Christiano Fonseca, é um empresário e investidor de grande sucesso, CEO e cofundador da IP Capital Partners, o primeiro hedge fund independente do Brasil, que gerencia cerca de US$ 1 bilhão em ativos. Mesmo com essa representação de sucesso nos negócios, João nunca teve que se preocupar com os altos custos que o tênis juvenil exige para crescer.

A influência esportiva da família vem da mãe, Roberta Fonseca, que foi jogadora júnior de vôlei nos anos 1980 e ainda mantém a paixão pelo esporte quando está no Brasil. Foi Roberta quem começou a acompanhar João nas viagens pelo mundo quando ele ainda era juvenil, dedicando-se totalmente à carreira do filho desde os primeiros passos no circuito.

Uma família unida nas conquistas

No Swiss Indoors, a família de João esteve presente para apoiá-lo na final, inclusive seus tios, que chegaram pouco antes da partida. Em entrevista após a vitória, João dedicou o título para a mãe e toda sua família:

“Desde pequeno, minha mãe viajava comigo. Desde os 11 anos, eu só viajo com ela, então esse título é para ela. Meus pais vieram do Brasil, estavam indo para Paris, mas mudaram o voo e vieram para Basel uma hora antes da partida com meus tios. É simplesmente incrível tê-los aqui para o maior título da minha carreira.”

Tanto Christiano quanto Roberta preferem manter-se discretos fora das quadras, mas já estiveram ao lado do filho em momentos importantes, como na conquista do Next Gen [ATP](/em/atp/) Finals, em Jeddah, em dezembro passado — um dos primeiros títulos relevantes da carreira de João.

Com apenas 19 anos, dois títulos da ATP no currículo e já dentro do Top 30, João Fonseca tem um futuro promissor pela frente, e parece que seus pais continuarão sendo a base sólida para seu crescimento no tênis mundial.

Fonte: Tennis365