A campeã de Wimbledon 2022, Elena Rybakina, confirmou sua presença no WTA Finals de 2023, ao garantir a última vaga disponível para o torneio de encerramento da temporada da WTA, que acontecerá em novembro, na Arábia Saudita. A confirmação veio após sua vitória nas quartas de final do Pan Pacific Open, em Tóquio, onde bateu a canadense Victoria Mboko por 6-3, 7-6 (7-4).
Com essa vitória, a tenista do Cazaquistão avançou para as semifinais do torneio japonês, onde enfrentará a jovem tcheca Linda Noskova. Na outra semifinal do Pan Pacific Open estão a suíça Belinda Bencic, ex-campeã olímpica, e a americana Sofia Kenin, que conquistou o Australian Open em 2020.
Rybakina ultrapassou a jovem russa Mirra Andreeva na corrida pela última vaga do WTA Finals, garantindo assim seu lugar entre as oito melhores da temporada. “É maravilhoso me classificar e poder disputar mais partidas, especialmente contra as principais jogadoras do mundo”, disse Elena após o confronto. “Na semana passada, eu estava focando uma partida de cada vez, e sabia que para me classificar seria uma jornada longa.”
O WTA Finals 2023 está marcado para acontecer entre os dias 1º e 8 de novembro em Riade, na Arábia Saudita, reunindo as melhores do tênis feminino da temporada. Além de Rybakina, já estão confirmadas a número 1 do mundo Aryna Sabalenka, a polonesa Iga Swiatek, a jovem promessa americana Coco Gauff, além de Amanda Anisimova, Madison Keys, Jessica Pegula e Jasmine Paolini.
Vale lembrar que Coco Gauff será a atual campeã do torneio em Riade, tendo conquistado o título no ano passado ao vencer na final a chinesa Zheng Qinwen, medalhista olímpica. O WTA Finals é uma das competições mais prestigiadas do tênis feminino, com premiações milionárias – em 2022, Gauff levou cerca de 4,8 milhões de dólares em prêmios.
Fique ligado aqui no Esporte Tênis para mais novidades sobre o Pan Pacific Open e todos os detalhes do WTA Finals 2023!
Fonte: The Canberra Times
