
Iga Swiatek faz história e avança às semifinais de Wimbledon pela primeira vez
9 de julho de 2025 às 14:55
A tenista polonesa Iga Swiatek está fazendo história na grama de Wimbledon. Campeã de cinco Grand Slams e ex-número 1 do mundo, Swiatek, cabeça de chave nº 8, garantiu sua vaga nas semifinais de Wimbledon pela primeira vez na carreira ao vencer a russa Liudmila Samsonova (19ª cabeça de chave) por 6-2, 7-5, em partida disputada na Quadra Central nesta quarta-feira.
A partida durou 1h49, e a vitória mantém Swiatek invicta contra Samsonova, agora com um histórico de confrontos de 5-0. Esta campanha no gramado é a melhor da carreira da polonesa, que registrou um expressivo 8-1 na temporada em quadras de grama — um número inédito para ela em um mesmo ano.
Depois de mais de um ano sem disputar uma final no circuito WTA, Swiatek alcançou sua primeira decisão em quadra de grama há duas semanas, no torneio de Bad Homburg, onde terminou como vice-campeã, perdendo para a americana Jessica Pegula. Agora, a atleta supera seu melhor desempenho em Wimbledon: em 2023, havia parado nas quartas de final para a ucraniana Elina Svitolina.
Este feito coloca Swiatek como a quarta jogadora ativa a alcançar as semifinais em todos os quatro Grand Slams (Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Ela se junta a outras três que já foram número 1 do mundo: Aryna Sabalenka, Victoria Azarenka e Karolina Pliskova.
No jogo desta quarta, Swiatek escapou de um break point já no primeiro game, mas dominou o restante do primeiro set, mostrando muita consistência. No primeiro set, ela teve 100% de aproveitamento no primeiro saque, vencendo todos os pontos iniciados com ele. Chegou a abrir 6-2, 4-2 e 40-0, quase garantindo a vitória de forma tranquila.
Porém, Samsonova lutou muito e conseguiu reagir, com golpes fortes e precisos que provocaram erros da polonesa, devolvendo o game de serviço no 4-3. A segunda parcial virou uma batalha acirrada, com a russas explorando ângulos e pressionando Swiatek. No momento crítico, com o placar empatado em 5-5, Swiatek saiu de um 0-30 desfavorável para apesar da pressão, mantendo a liderança e mostrando seus poderosos forehands.
No 6-5, Swiatek teve o primeiro match point após um erro de backhand da adversária. No segundo match point, a polonesa desencadeou um winner de devolução, selando a vitória para entrar para a história do tênis polonês: ela é a primeira mulher da Polônia a chegar às semifinais de Wimbledon desde Agnieszka Radwanska, em 2015.
A torcida brasileira e os fãs do tênis já começam a sonhar com uma final de peso na grama de Londres, com Swiatek mostrando que seu jogo evoluiu muito na temporada e que não está para brincadeira nos torneios de quadra rápida e grama.
Fonte: WTA Tennis