Jannik Sinner voltou com tudo após a derrota na final do US Open para Carlos Alcaraz e faturou seu terceiro título na temporada ao dominar o jovem americano Learner Tien na final do China Open, em Pequim. O italiano de 24 anos não deu chances e venceu com um duplo 6-2 nesta quarta-feira, conquistando o 21º título da carreira.
Sinner já havia levantado o troféu em sua estreia no torneio este ano, mostrando total adaptação às quadras duras da capital chinesa, onde ainda só perdeu para seu maior rival, o atual número um do mundo Carlos Alcaraz, que foi campeão no ano passado em uma final emocionante de três sets.
“Pequim é um lugar muito especial para mim”, declarou o italiano, natural da região do Alto Adige e quatro vezes campeão de Grand Slam ao longo da carreira (sendo que essa informação é atualizada até 2024). Como o espanhol não defendeu seu título no evento chinês, optando por jogar e vencer o Japan Open em Tóquio na última terça-feira, Sinner aproveitou para mostrar seu melhor tênis e subir no ranking.
Na final, o jovem americano Learner Tien, de apenas 19 anos, fazia sua estreia em finais na ATP e mostrou flashes de talento, mas sofreu diante do jogo sólido e rápido de Sinner. O italiano conseguiu a quebra logo no segundo game do primeiro set e mandou no jogo do começo ao fim, aplicando 10 aces e encerrando o duelo em 1h12min.
Apesar de ser apenas o número 52 do mundo, Tien teria se tornado o campeão de ranking mais baixo da história do China Open e o segundo mais jovem de um torneio da ATP desde Andy Roddick, em 2002. Mesmo com a derrota, o americano recebeu elogios do adversário: “Você vem mostrando o talento durante toda a temporada”, declarou Sinner.
Com mais essa conquista, Sinner soma títulos em grandes eventos no ano, incluindo Australian Open e Wimbledon, reforçando sua candidatura para alcançar o topo do ranking mundial. Essa possibilidade ficou ainda mais próxima depois que Alcaraz se retirou lesionado do Masters de Xangai, que também começou esta semana. O espanhol havia assumido a liderança do ranking depois de vencer Sinner na final do US Open, em 7 de setembro.
Agora, Sinner parte como cabeça de chave número 1 no Masters de Xangai, buscando retomar a liderança e fechar o ano com chave de ouro.
Fonte: Al Jazeera