O jovem brasileiro João Fonseca, de apenas 19 anos e atualmente 42º do ranking mundial da ATP, começou com vitória a disputa entre Brasil e Grécia válida pela fase de repescagem da Copa Davis 2025. A partida aconteceu neste sábado (13) em Atenas, e Fonseca garantiu a vitória contra o grego Stefanos Sakellaridis, 286º colocado no ranking, por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/3, em 1 hora e 51 minutos de jogo.
A Copa Davis é considerada a ‘Copa do Mundo’ do tênis, onde países ao redor do mundo formam equipes com seus principais tenistas para disputar o título por nações. O formato do confronto é melhor de cinco partidas, e o time que chegar primeiro a três vitórias avança para a próxima fase: a qualificatória para a fase final do torneio, que acontece no ano seguinte.
O Brasil busca se recuperar após ter sido eliminado precocemente da fase final de 2025, quando perdeu de 3 a 0 para a França em fevereiro. Neste domingo (14), a disputa continua com o duelo de duplas entre a parceria brasileira formada por Rafael Matos e Marcelo Melo contra os irmãos gregos Stefanos e Petros Tsitsipas, às 11h, com transmissão pelo canal Cazétv.
Logo após, se o placar ainda não estiver decidido, João Fonseca pode enfrentar o principal jogador grego, Stefanos Tsitsipas, atual número 27 do mundo e que já chegou a ocupar o terceiro lugar do ranking da ATP. Thiago Wild, 146º colocado, também pode entrar em quadra para o quinto e decisivo jogo, caso o confronto fique empatado em 2 a 2.
Na primeira partida, Sakellaridis tentou dificultar muito com golpes agressivos e forçando jogadas de ataque, mas Fonseca conseguiu segurar a pressão e aproveitar as chances para quebrar o saque do adversário, fechando o set inicial em 7-5. No segundo set, o brasileiro confirmou seu domínio abrindo 3-0 e controlando o jogo até o fim para garantir a vitória fechando em 6-3.
A expectativa agora é que a equipe brasileira mantenha o bom desempenho e consiga a classificação para a etapa final da Copa Davis, reforçando o crescimento do tênis nacional com jogadores jovens e promissores como João Fonseca e Thiago Wild.
Fonte: lnginnorthernbc.ca