O britânico Cameron Norrie, atual número 33 do mundo, decepcionou ao ser eliminado na terceira rodada do Masters 1000 de Xangai pelo jovem americano Learner Tien, de apenas 19 anos, que tem mostrado ter um futuro promissor no circuito.
O duelo ocorreu em uma noite quente e úmida na China, e mesmo com a experiência superior de Norrie, Tien levou a melhor por 7-6 (7-4), 6-3, confirmando seu bom momento.
No primeiro set, Norrie conseguiu se recuperar de um break atrás e chegou a servir para fechar a parcial, mas Tien reagiu bem, manteve a pressão e venceu o tie-break. Na segunda parcial, o britânico desperdiçou três chances de quebrar o saque do americano e depois sofreu a quebra decisiva no game seguinte. Ainda tentou voltar ao match, com mais duas oportunidades para isso, sem sucesso.
Learner Tien, que ocupa a 36ª posição no ranking da ATP, vem crescendo no circuito desde que começou a aparecer no cenário profissional. Em 2024, ele já ganhou destaque ao eliminar Daniil Medvedev duas vezes — uma delas na memorável partida de cinco sets do Australian Open e outra na semifinal do ATP 500 de Pequim, torneio em que Medvedev teve que abandonar por cãibras.
Além disso, Tien chegou até a quarta rodada em Melbourne e derrotou dois jogadores do top 5 mundial neste ano: Medvedev e Lorenzo Musetti. No último China Open, ele foi vice-campeão, perdendo para o italiano Jannik Sinner, cabeça de chave número 2, que também sofreu com lesão e precisou abandonar seu jogo em Xangai na segunda-feira.
O próximo adversário de Learner Tien em Xangai será o ex-número 1 do mundo Daniil Medvedev, que tenta encerrar um ano complicado com uma boa campanha. O russo venceu sem dificuldades o espanhol Alejandro Davidovich Fokina por 6-3, 7-6 (7-5).
Outra surpresa no torneio foi a eliminação precoce do alemão Alexander Zverev, número 3 do ranking, que caiu diante do francês Arthur Rinderknech por 4-6, 6-3, 6-2. Essa foi a segunda derrota de Zverev para Rinderknech na temporada, pois o francês também o eliminou logo na primeira rodada de Wimbledon.
Zverev, que chegou à final do Australian Open no início do ano, não tem tido um 2024 à altura das expectativas, conquistando apenas um título até agora. Após o jogo contra Rinderknech, o alemão desabafou: “Meu ano tem sido terrível, estou jogando tênis muito ruim de forma geral. Infelizmente, isso não é nada de novo para mim ultimamente.”
O Masters de Xangai é um dos principais torneios da temporada, disputado em piso duro e reunindo grandes nomes do tênis mundial na disputa por pontos importantes para o ranking da ATP.
Fonte: Yahoo Sports
