O veterano do tênis Novak Djokovic segue firme na temporada e escolheu disputar o Campeonato Helênico nesta semana, após decidir não participar do Masters de Paris.

Djokovic havia se retirado do Masters de Paris após chegar às semifinais do Masters de Xangai, onde foi derrotado pelo eventual campeão Valentin Vacherot. Enquanto isso, dois nomes que estiveram no Masters de Paris anunciaram recentemente suas aposentadorias: o indiano Rohan Bopanna e o francês Nicolas Mahut.

Mahut, que tem uma impressionante carreira com cinco títulos de Grand Slam em duplas e 37 títulos no total, anunciou sua aposentadoria após perder sua estreia em duplas ao lado de Grigor Dimitrov. Bopanna, por sua vez, também anunciou a aposentadoria após ser derrotado em sua estreia de duplas com Alexander Bublik no evento ATP Masters 1000.

Ambos os jogadores alcançaram o topo do ranking mundial de duplas durante suas carreiras, sendo figuras muito respeitadas no circuito.

Novak Djokovic não deixou passar em branco e prestou homenagens aos dois atletas por meio de seu Instagram. Para Mahut, escreveu em francês: “Parabéns Nico, que carreira brilhante!”. Para Bopanna, que também conquistou títulos de Grand Slam em duplas e mistas, disse: “Parabéns por uma carreira esplêndida, Bops.”

Aos 43 anos, Mahut encerra sua trajetória vitoriosa deixando um legado de 37 troféus em duplas, enquanto o indiano Bopanna, de 45 anos, conta com 26 títulos.

Essas despedidas também levantam questionamentos sobre o futuro de Djokovic, que já tem 38 anos. O sérvio, que ainda consegue chegar às semifinais dos quatro Grand Slams mesmo não estando mais em sua melhor forma física, não planeja deixar as quadras tão cedo.

O recorde de 25 títulos de Grand Slam é um grande motivador para Djokovic, que alcançou a marca de 100 títulos na ATP Tour neste ano em Genebra, e busca ultrapassar qualquer outro jogador da história no tênis masculino e feminino.

Além de Djokovic, grandes nomes do tênis mundial também se manifestaram sobre a aposentadoria de Bopanna. O canadense Denis Shapovalov, através da rede social X, declarou: “Honrado por ter compartilhado as quadras com você e fazer parte da sua incrível carreira. Muito grato por ter tido você como mentor e amigo na turnê, nunca vou esquecer as memórias que compartilhamos! P.S.: Ainda não estou convencido de que você vai mesmo se aposentar!”

O lendário Boris Becker também comentou: “Você fará falta, irmão! Obrigado pelas lembranças.”

Rohan Bopanna e Nicolas Mahut deixam o circuito com grande respeito e serão lembrados pelo profissionalismo e talento durante muitos anos.

Fonte: The Tennis Gazette