A canadense Victoria Mboko, de apenas 18 anos, está fazendo barulho no mundo do tênis após sua surpreendente vitória no WTA 1000 Aberto do Canadá, disputado em Montreal. A jovem tenista conquistou o título após vencer na final a ex-número 1 do mundo Naomi Osaka e ter derrotado nomes de peso como Elena Rybakina, Coco Gauff – a principal favorita do torneio – e Sofia Kenin nas fases anteriores.
Victoria Mboko começou o ano fora do top 300 do ranking mundial, mas, graças a esta impressionante campanha, deve saltar do 85º para o 24º lugar, garantindo assim sua posição entre as cabeças de chave no US Open, o último Grand Slam da temporada, que terá transmissão ao vivo a partir de 24 de agosto.
Para a ex-jogadora britânica e comentarista da Sky Sports, Annabel Croft, Mboko certamente será o grande nome do US Open de 2025. “Você precisa dessas histórias especiais para um Grand Slam e não há como ela não ser uma delas. Ela conquistou o direito de ser comentada, o que adiciona uma pressão extra para as adversárias, pois ela tem uma aura. É emocionante, mas ao mesmo tempo será um desafio para ela administrar essa pressão, algo novo em sua carreira. Mas, com certeza, essa vitória é o trampolim que ela precisava”, comentou Croft.
Anabel ainda relembrou sua experiência ao enfrentar Mboko durante o qualificatório de Wimbledon, onde a jovem canadense, apesar de perder, mostrou uma atitude impressionante em quadra. Depois de garantir um lugar na chave principal como “lucky loser”, Victoria surpreendeu ao eliminar a 25ª favorita Magdalena Frech logo na primeira rodada.
Outro ponto destacado pela comentarista foi o trabalho do técnico de Mboko, Nathalie Tauziat, ex-top 3 do mundo e finalista de Wimbledon em 1998. “Ela tem uma treinadora experiente, que foi uma jogadora criativa e multiarticuladora. Isso ajuda a Victoria a desenvolver um jogo versátil, com variações como slices, voleios e outras habilidades táticas, tornando-a um talento muito inteligente e adaptável”, afirmou Croft.
Na visão do comentarista de tênis da Sky Sports, Jonathan Overend, a ascensão de Mboko é uma história que ultrapassa as fronteiras do esporte. “É uma história incrível, que ganhou a atenção de quem não acompanha tênis, porque uma jovem de 18 anos, convidada para o torneio, vence um evento de categoria top, na sua casa, no Canadá, e bate uma quatro vezes campeã de Grand Slam na final. É espetacular!”
Overend destacou ainda a garra e resiliência de Mboko, que venceu três partidas após estar atrás de um set e eliminou ao todo quatro campeãs de Grand Slam – Osaka, Rybakina, Gauff e Kenin. “Ela tem paciência, é muito versátil tanto no forehand quanto no backhand, se movimenta muito bem e demonstra maturidade para a idade”, concluiu.
A temporada 2025 promete ser o ano do salto definitivo para Victoria Mboko, que agora mira o US Open, em Flushing Meadows, onde a transmissão ao vivo estará disponível para o público brasileiro.
Acompanhe também as principais competições do ATP, WTA e todos os detalhes do Grand Slam americano no Esporte Tênis, com toda a emoção, análises e notícias atualizadas.
Fonte: Sky Sports