Imagem de destaque do post: Wimbledon vai homenagear Andy Murray com estátua em 2027, ano do 150º aniversário do torneio

Wimbledon vai homenagear Andy Murray com estátua em 2027, ano do 150º aniversário do torneio

24 de junho de 2025 às 13:41

O All England Club, sede do tradicional torneio de Wimbledon, está planejando eternizar o legado de Andy Murray com a construção de uma estátua do tenista escocês. O clube já está em conversas próximas com Murray e sua equipe para garantir que o próprio ídolo esteja “muito envolvido” no projeto.

Andy Murray é uma das maiores lendas do tênis britânico. Ele quebrou um jejum de 77 anos sem campeões britânicos no simples masculino de Wimbledon, ao conquistar o título em 2013 ao vencer Novak Djokovic na final. Três anos depois, voltou a erguer o troféu, consolidando-se entre os maiores do esporte. Além dos títulos em Wimbledon, Murray também brilhou conquistando o US Open, a Copa Davis e duas medalhas de ouro olímpicas, somando ao todo 46 títulos de simples na carreira.

Durante o auge da era dominada por Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer, Murray chegou a alcançar o posto número 1 do ranking mundial, um feito que reforça sua importância no circuito.

Debbie Jevans, presidente do All England Club, revelou que a estátua deve ser inaugurada em 2027, ano que marcará o 150º aniversário do campeonato de Wimbledon, fundado em 1877. “Queremos ter uma estátua do Andy Murray aqui (em Wimbledon) e estamos trabalhando em estreita colaboração com ele e sua equipe”, afirmou Jevans em participação no podcast Ainslie + Ainslie Performance People.

Ela também comentou que a recente homenagem feita a Rafael Nadal com uma estátua e placa em Roland Garros inspirou o All England Club. Wimbledon já tem tradição em homenagear seus campeões britânicos: em 1984, uma estátua de Fred Perry, último campeão britânico masculino antes de Murray, foi erguida para celebrar os 50 anos do seu primeiro título simples. Também há uma escultura de Virginia Wade, última campeã britânica feminina, além de reconhecimentos a outros ídolos locais como Kitty Godfree, Dorothy Round, Angela Mortimer e Ann Jones.

Desde a primeira conquista de Murray em Wimbledon, já se falava na possibilidade de uma estátua para homenageá-lo. Em 2019, o então CEO Richard Lewis comentou que “algo assim certamente iria acontecer”. O tricampeão John McEnroe chegou a defender publicamente a homenagem pouco antes da despedida de Murray do torneio, no ano passado.

Agora que Andy Murray se aposentou do tênis profissional, o clube inglês pretende reforçar sua ligação com o atleta por meio dessa homenagem simbólica e de outras iniciativas futuras. “Agora que ele se aposentou, estamos bastante focados em como podemos acolhê-lo, para que ele faça parte do clube a longo prazo”, concluiu Jevans.

Wimbledon 2025 terá uma edição especial, já que será a primeira vez desde 2004 que Murray não jogará nas chaves de simples ou duplas do torneio, que começa na segunda-feira, 30 de junho.

Fonte: The New York Times