O Australian Open 2026 já começa a desenhar seu chaveamento principal de simples com quatro jogadores que garantiram suas participações por meio de wildcards muito disputados, concedidos com base no desempenho e mérito regional.

Do lado local, os talentos Emerson Jones e James Duckworth conquistaram suas vagas no Melbourne Park após uma sequência de atuações brilhantes no Australian Pro Tour. Ambos se destacaram na nova Corrida de Pontos para Wildcards do Australian Pro Tour, que avaliou os resultados dos torneios realizados em Brisbane, Sydney e Adelaide durante novembro. Jones e Duckworth foram os maiores pontuadores nos três eventos, garantindo suas vagas no chaveamento principal já no sábado.

No mesmo dia, foram definidos os representantes da região Ásia-Pacífico. Nas finais do AO Asia-Pacific Wildcard Play-off, disputadas em Chengdu, Zarina Diyas (Cazaquistão) e Bu Yunchaokete (número 1 da China) conquistaram os títulos nas categorias femininas e masculinas, respectivamente. Com isso, ambos asseguraram automaticamente suas participações no primeiro Grand Slam da temporada.

Esses anúncios acompanham os wildcards já entregues aos americanos Patrick Kypson e Elizabeth Mandlik, contemplados pela cota especial da USTA. Com oito vagas já definidas por esses critérios, a expectativa cresce para as cinco convocações restantes, que ainda serão divulgadas para os chaveamentos masculino e feminino.

Jovem promessa Emerson Jones e veterano James Duckworth garantem wildcards

A jovem sensação local Emerson Jones, atualmente número 151 do mundo, recebeu um wildcard que lhe permitirá fazer sua segunda participação no Australian Open. Com apenas 17 anos, Jones busca se firmar no circuito da WTA em 2026. Em 2024, ela já havia mostrado seu potencial ao alcançar as finais juvenis do Australian Open e de Wimbledon — categoria em que chegou a ser número 1 do mundo — e também amadureceu seu nível ao participar de torneios da WTA em 2025, incluindo uma vitória impressionante sobre a 37ª do ranking, Wang Xinyu, em Adelaide.

“Ninguém sabia direito quem ganharia esse wildcard, foi uma disputa bastante equilibrada. Eu estava focada em vencer o torneio, mas essa é uma recompensa excelente”, comentou Jones na coletiva de imprensa. “É uma sensação ótima, estou muito animada para jogar e me divertir. Joguei ano passado e foi uma experiência incrível para entender o nível do torneio. Ter essa nova chance é incrível, estou super empolgada.”

Já o experiente James Duckworth, campeão do Sydney Pro Tour na última semana e semifinalista em Playford, estará no Australian Open pela 13ª vez na carreira. Com 33 anos, ele ocupa atualmente a 87ª posição no ranking mundial. Uma possível queda no ranking poderia complicar sua classificação direta para o primeiro Grand Slam do ano, mas o jogador australiano garantiu seu wildcard graças às boas campanhas realizadas em torneios nacionais no fim de 2025.

Duckworth buscará repetir ou superar sua performance do ano passado, quando venceu Dominic Stricker na primeira rodada antes de ser eliminado pelo espanhol Roberto Carballes Baena na segunda fase.

“Estou muito feliz em voltar a jogar o chaveamento principal do Australian Open. Foi ótimo conseguir a vaga por essa iniciativa nova da Tennis Australia nas últimas três semanas”, declarou Duckworth. “É, de longe, meu torneio favorito no mundo todo. O apoio da torcida local, em Melbourne Park, é algo surreal. Jogar para amigos e família é algo especial, estou ansioso para sentir toda essa energia novamente e mal posso esperar para entrar em quadra.”

Wildcards confirmados para o Australian Open 2026

| Categoria | Homens | Mulheres |

———————–———————————————–
Ásia-PacíficoBu Yunchaokete (CHN)Zarina Diyas (KAZ)
Estados UnidosPatrick Kypson (USA)Elizabeth Mandlik (USA)

Resta ainda a definição de wildcards por outras categorias, incluindo opções discricionárias, que prometem trazer grandes nomes para o maior evento do tênis internacional em 2026.

Acompanhe o Esporte Tênis para mais novidades exclusivas sobre os participantes do Australian Open 2026 e toda movimentação do circuito mundial.

Fonte: Tennis Up To Date