Imagem de destaque do post: Carlos Alcaraz revela o melhor conselho que recebeu de seu ídolo Rafael Nadal

Carlos Alcaraz revela o melhor conselho que recebeu de seu ídolo Rafael Nadal

20 de junho de 2025 às 17:36

Carlos Alcaraz está em busca de seu quarto título em quadras de grama no tradicional Queen’s Club Championships, em Londres, torneio que conquistou pela primeira vez em 2023. Durante sua trajetória nesta edição, o jovem espanhol revelou qual foi o melhor conselho que recebeu do seu ídolo e multicampeão Rafael Nadal.

Nadal, que encerrou sua carreira profissional no ano passado após a derrota da Espanha para a Holanda nas quartas de final da Copa Davis, é uma grande inspiração para Alcaraz. Antes deste evento final, os dois inclusive jogaram duplas juntos nas Olimpíadas de Paris, onde foram eliminados nas quartas de final.

No início do ano, antes da temporada de saibro, Alcaraz fez história no Aberto da França ao disputar uma batalha épica contra o então número 1 do mundo, Jannik Sinner, com uma partida que durou impressionantes 5 horas e 29 minutos. Com a vitória, o espanhol de apenas 20 anos conquistou seu quinto título de Grand Slam, tornando-se o terceiro homem mais jovem da história — atrás apenas de Bjorn Borg e do próprio Nadal — a alcançar essa marca.

Curiosamente, Nadal conquistou seu quinto título de Grand Slam com 22 anos, 1 mês e 3 dias, exatamente a mesma idade em que Alcaraz alcançou essa façanha, reforçando a crença da comunidade do tênis de que o jovem tem um futuro brilhante pela frente.

Apesar dos confrontos intensos em quadra — que já ocorreram três vezes entre eles, com Nadal vencendo duas — a relação fora das quadras é amistosa. Em entrevista para a revista GQ, Alcaraz compartilhou o conselho mais valioso que recebeu do maior vencedor de Grand Slams da história:

“Que eu não devo encarar o tênis como uma obrigação. Que eu tenho que querer realmente ir para treinar, que eu quero realmente melhorar, e não que eu tenho que fazer isso.”

Essa ideia também foi destacada por Alcaraz em seu documentário na Netflix, “Carlos Alcaraz: Meu Jeito”, onde ele reflete sobre suas férias em Ibiza em 2023, pouco antes da temporada de grama, dizendo que não queria ser escravo do tênis e criticando o calendário intenso de 11 meses.

No Queen’s Club, Alcaraz enfrentará na próxima etapa o francês Arthur Rinderknech, adversário que já enfrentou duas vezes, vencendo ambas. Rinderknech, que tem mostrado bom desempenho em Londres, eliminou dois americanos, Ben Shelton e Reilly Opelka, durante a fase de qualificação para chegar até Alcaraz.

Sobre esses jogos em gramado, Alcaraz comentou na coletiva:

“Lembro que ele foi meu primeiro adversário na temporada de grama de 2023. Foi extremamente difícil. Ele poderia ter me vencido. Lembro que estava muito equilibrado. Essa vitória me ajudou nas partidas seguintes. Sempre digo que quanto mais tempo você fica em quadra, especialmente na grama, melhor, porque assim você ganha experiência para se adaptar nessa superfície.”

Na edição passada, o espanhol precisou vir de um set atrás para ganhar de Rinderknech por 4-6, 7-5 e 7-6(3), seguindo até a final e conquistando seu primeiro título em quadras de grama ao vencer Alex de Minaur. Pouco depois, fez uma das maiores surpresas do tênis, batendo o 24 vezes campeão de Grand Slam Novak Djokovic na final de Wimbledon. Na última edição do Queen’s, foi eliminado logo na segunda rodada pelo britânico Jack Draper, mas defendeu seu título em Wimbledon de forma brilhante, novamente superando Djokovic para completar o ”Channel Slam” – vencer Queen’s e Wimbledon na mesma temporada.

Antes de chegar a Londres para essa nova tentativa de título, Alcaraz vinha num ritmo avassalador na temporada de saibro, onde só não venceu o Barcelona Open, perdendo a final para Holger Rune. Ele faturou o título em Roland Garros depois da vitória contra Sinner, chegou ao topo também em Monte Carlo, batendo Lorenzo Musetti, e conquistou Roma diante do mesmo Sinner.

Além disso, em fevereiro, Alcaraz garantiu seu primeiro título em quadras duras cobertas ao vencer o ATP de Rotterdam, dando ainda mais força para sua carreira que é uma das mais promissoras da atualidade.

Com todo esse retrospecto, Carlos Alcaraz segue firme em Londres, buscando mais um título e mostrando porque já é considerado um dos grandes nomes do tênis mundial.

Fonte: FirstSportz