O adeus de Novak Djokovic ao Australian Open vai ser um evento e tanto, garante Craig Tiley, diretor do torneio. Apesar disso, Tiley acredita que ainda não será em 2026, já que “não vejo Novak se aposentando tão cedo”.

Djokovic é o último membro ativo do chamado Big Three do tênis, formado por ele, Roger Federer e Rafael Nadal. Enquanto Federer se despediu emocionado na Laver Cup de 2022 e Nadal fez sua grande despedida em Roland Garros 2024, Djokovic segue firme no circuito.

Recentemente, os holofotes foram todos para as aposentadorias de Federer, Nadal e do também ex-número 1 do mundo Andy Murray, que se aposentou em 2024 com uma cerimônia no Wimbledon. Agora, a expectativa dos fãs e especialistas é sobre quando Djokovic pendurará a raquete.

Apesar de não ter planos definidos para a aposentadoria, Djokovic vem sofrendo para conquistar títulos de Grand Slam nos últimos tempos, chegando às semifinais de todos os quatro principais torneios, mas sem avançar para as finais. Isso reacende as especulações sobre seu futuro.

Craig Tiley destaca que, quando o dia chegar, a despedida do sérvio, que já conquistou 10 vezes o Australian Open, será “grandiosa”. “Ele ainda joga em alto nível e espero vê-lo em ação por muito mais tempo”, afirma.

“Quando for a hora, temos algumas ideias para a cerimônia, mas é cedo para falar sobre isso. Estamos focados em fazer um grande evento em 2026. O US Open foi incrível e queremos elevar o nível ainda mais.” 

Djokovic, por sua vez, minimizou os rumores de aposentadoria após sua derrota para Carlos Alcaraz no US Open. O sérvio acredita que ainda pode competir com os melhores, embora reconheça a dificuldade, principalmente nas partidas que vão ao melhor de cinco sets nos Grand Slams.

“Estou satisfeito com meu nível, mas é a física que pesa. Vou fazer o possível para manter o ritmo, mas não está sendo suficiente. No momento, não consigo controlar isso. Será difícil superar Alcaraz nos jogos de cinco sets, mas ainda acredito ter chance nos jogos de três sets”, declarou.

Ele ainda promete continuar lutando por mais títulos e pretende chegar a mais finais, mesmo sabendo que o desafio será enorme.

Fonte: Tennis365