As Finais NextGen ATP, torneio que reúne os jovens talentos da temporada e uma prévia dos futuros astros do tênis, vão mudar de endereço após a edição de 2025, que será realizada em Jeddah, Arábia Saudita. Criado em 2017, o evento já passou por Itália e Arábia Saudita, e revelou campeões excepcionais como Carlos Alcaraz, Jannik Sinner e o brasileiro João Fonseca.

Este ano marca a terceira e última edição do torneio em Jeddah. A partir de 2026, o local ainda não foi anunciado, mas a expectativa é grande para saber onde a próxima geração de estrelas vai brilhar.

Apesar de perder o NextGen Finals, a Arábia Saudita não sairá do circuito — o país vai sediar um torneio Masters a partir de 2028 e continuará com as Finais WTA e o novo evento chamado Six Kings Slam, ambos em Riade. Segundo Andrea Gaudenzi, presidente da ATP, a edição de 2025 promete elevar ainda mais o nível, agradecendo a parceria com a Federação Saudita de Tênis e abrindo espaço para futuras sedes.

A edição de 2025 está programada para acontecer entre 17 e 21 de dezembro, porém a lista oficial de jogadores ainda não foi divulgada. Geralmente, os atletas se classificam pelo ranking ATP, mas para estar elegível o jogador deve ter nascido após 2005.

Atualizando os favoritos para o torneio, temos oito nomes na briga, baseados no ranking e idade, incluindo o tcheco Jakub Menšík, o brasileiro João Fonseca, o americano Learner Tien, o belga Alexander Blockx, o croata Dino Prižmić, o espanhol Martín Landaluce, o dinamarquês Nicolai Budkov Kjær e o americano Nishesh Basavareddy.

No entanto, é bem provável que alguns desses jovens astros não participem, já que nomes como Menšík, Fonseca e Tien estão se firmando no top 50 da ATP e conquistando títulos no circuito principal. Fonseca e Menšík, por exemplo, já levantaram troféus na temporada, enquanto Tien disputou sua primeira final em um Masters 1000, perdendo para Jannik Sinner no China Open.

Caso esses jogadores optem por não jogar as Finais NextGen, atletas como Rafael Jódar e Justin Engel devem receber a vaga para mostrar seu talento.

Fique ligado para mais atualizações sobre a nova casa das Finais NextGen e como a nova geração vai esquentar as quadras no final de cada temporada!

Fonte: Tennishead